Mensagem oferece carros baratos, carteiras de habilitação e retirada de multas do sistema (Foto:Divulgação/Ilustrativa – Informação da Rádio FMZ) |
Um golpe usando o nome do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) voltou a circular nas redes sociais. A história começa com uma mensagem de WhatsApp que, supostamente, foi enviada para o destinatário errado. Um morador de Venda Nova do Imigrante recebeu o texto em que um criminoso passa-se por funcionário do Detran e oferece veículos e motos que supostamente iriam para leilão. Os preços vão de R$ 2 mil a R$ 7 mil.
Na mensagem, que era enviada de forma "enganada" para a vítima, o golpista diz ainda que conseguiu retirar multas do sistema e que está vendendo os carros na "calada", por isso é preciso sigilo. O número utilizado pelo falsário tem o DDD 28, que abrange a Região Serrana do Estado. "Recebi esse texto, que parece um golpe, e acho que devo chamar a polícia", disse o morador.
A mensagem, na íntegra e sem correções, diz o seguinte: "E aí rapaz, tudo bem, é o Ivanildo do Detran já retirei suas multas do sistema, amanhã pode vim busca seu veículo e eu também estou com 3 motos do leilões e 3 carros todos completo funcionando normal mais estamos vendendo na calada blz eu quero sigilo os carros de 7 Mil e as motos 2 Mil todos eu entrego quitado no nome do comprado pois eu aguardo vc amanha ate as 17:00 horas blz também vou está fazendo 5 CNH categoria AB reconhecida no sistema valor 1.200 só peço sigilo bom dia…."
A ideia era fazer com que quem recebesse a "mensagem errada" procurasse os criminosos e, em troca dos benefícios de compra mais barata, fizessem um depósito antecipado para garantir a aquisição do veículo.
Mas o golpe já circula há alguns meses e está sendo investigado. Em fevereiro, a Secretaria de Estado de Segurança (Sesp) fez uma coletiva e informou que tudo não passava de uma trapaça para extorquir dinheiro daqueles que recebem a mensagem de texto.
Em várias partes do país
Essa forma de extorsão já ganhou versões em várias partes do Brasil. Numa busca rápida pela internet, é possível ver variações do golpe no Amazonas, em Roraima, Bahia e Paraíba. Nas mensagens, as informações são basicamente as mesmas, mudando apenas o nome do funcionário que oferece os veículos.