segunda-feira,
06 de janeiro de 2025

Cultura

Cachoeiro homenageia o cantor e compositor Raul Sampaio

Raul é autor de mais de 200 músicas – Foto: PCI/Secom

 

Um dos maiores artistas nascidos no município, Raul Sampaio Cocco será o tema e o grande homenageado deste ano na Festa de Cachoeiro. Na última terça (12), a prefeitura divulgou lista com datas de algumas atividades, entre elas a recepção ao cachoeirense ausente nº 1, José Eduardo Coelho Dias.

 

Tradicionalmente, as atrações se concentram nos dias entorno de 29 de junho, o Dia de Cachoeiro, criado pelo poeta Newton Braga na data em alusão ao padroeiro do município, São Pedro.

 

Grande parte da programação, como os shows no bairro Aeroporto, será divulgada em breve, mas as secretarias de Governo, de Cultura e Turismo e de Esporte e parceiros já confirmaram data de atividades que prometem resgate histórico e momentos de cultura e confraternização.

 

O desfile cívico será no dia 29, e a Festa dos Amigos da Praça Vermelha, no dia 30. Para o próximo dia 23, estão confirmados a Corrida de São Pedro e o 24º Encontro de Corais. A chegada de José Eduardo Coelho Dias será dois dias depois, quando ele recebe a chave da cidade.

 

Nos dias 26 e 28 ocorrem, respectivamente, a Sessão Solene, na Faculdade de Direito (FDCI), e o passeio do projeto “Doce terra onde eu nasci”, que vai percorrer locais como a Casa de Cultura Roberto Carlos, a igreja Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha), Casa dos Braga e a Fábrica de Pios Maurílio Coelho.

 

Uma semana depois do Dia de Cachoeiro, o homenageado desta edição completará 90 anos. Para oficializar o convite e conhecer a programação em primeira mão, o artista recebeu equipe da prefeitura no fim da semana passada, em sua casa no município de Marataízes.

 

"É importante reconhecer a história das pessoas que se destacam nas mais diversas áreas. Essa homenagem a Raul é muito justa e merecida, porque, além de toda a sua história com Cachoeiro, de sua enorme contribuição para a música brasileira, ele é o compositor da canção que se tornou o hino da nossa cidade e, ainda, leva a cultura brasileira para várias partes do mundo. Temos muito orgulho de poder valorizar a história deste cachoeirense ilustre", destaca o prefeito Victor Coelho.

 

Saiba mais sobre Raul Sampaio Cocco

 

Raul é autor de mais de 200 músicas e, no início da carreira, fez parte do conjunto Dois Valetes e uma Dama, na Rádio Cachoeiro. Depois, no Rio de Janeiro, integrou o Trio de Ouro, a partir de 1952. Na mesma época, recebeu o título de Cidadão do Estado da Guanabara, principalmente, após atuação de destaque na Rádio Nacional.

 

Uma de suas canções mais conhecidas – ele compôs a letra e a música – é “Meu pequeno Cachoeiro”, que foi instituída, em 1966, como hino oficial de sua cidade natal. Em 1969, recebeu o título de Cachoeirense Ausente Nº 1.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Cultura

Gratidão, fé e cultura unem comunidade de Araguaya em torno de natal tradicional na vila italiana de Marechal Floriano

Cultura

Araguaya um pedacinho da Itália promove ‘Encontro da Cultura Italiana’ neste final de semana

Cultura

Projeto declara Festa da Polenta patrimônio em Venda Nova

Cultura

Academia Florianense de História, Artes e Letras realiza encontro entre acadêmicos

Cultura

Pico da Bandeira: descobrindo o gigante capixaba

Cultura

Biblioteca Viva’, da Câmara de Marechal Floriano, recebe Prêmio Inoves 2022

Cultura

Parque Estadual Pedra Azul completa 32 anos

Cultura

Corpus Christi: Fé, arte e devoção em Santa Maria de Marechal