sábado,
28 de dezembro de 2024

Política

Prefeito de Vargem Alta com os pés no chão

O prefeito de Vargem Alta, João Altoé (PSDB), enfrenta desde que assumiu grave crise financeira. Enquanto no estado e país aumenta o otimismo, com sinais de melhoria na economia, na gestão pública vargem-altense, a situação está longe de ser confortável.

 

Por Wagner Santos/ Espírito Santo de FATO – Foto: Divulgação

Ainda como reflexo da retração econômica no país, registrada a partir de 2014, a atual e maior preocupação do prefeito, atualmente, é a queda no repasse do Fundo de Participação dos Municípios, uma das principais fontes de receita da Prefeitura.

 

Com a queda da atividade econômica, caiu, também a geração de produtos e serviços tributáveis. Com isso, Estados arrecadam menos e o bolo do FPM, que é abastecido por eles, encolhe.  Prejuízo calculado para Vargem Alta é de R$ 500 mil.

 

Ante à arrecadação decadente e o passivo estrutural do município, a diferença é grande. Algo que só se ameniza com gestão. E é o que o mandatário tem tentado fazer. Na falta de dinheiro, é preciso fazer escolhas, eleger prioridades.

 

Assim, depois de um 2017 apertado, 2018 começa com obras estruturantes, como a pavimentação de ruas na região central e cronograma para conservação das estradas rurais. O dinheiro que iria para festividades, como o Caipirão, cancelado neste ano, será redirecionado para essas áreas.

 

Apesar das dificuldades, Educação e Saúde funcionam com normalidade. E, segundo o prefeito, outras formas de aumentar a arrecadação são pensadas e praticadas.

 

João garante que não se preocupa muito com o burburinho nas redes sociais sobre sua gestão.

 

Tem a convicção de que está fazendo o necessário, o certo, e que, ao final de seu mandato, a população saberá reconhecer isso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Política

‘Colocamos Marechal no desenvolvimento e, desejo um bom mandato para Lidiney’, diz Cacau Lorenzoni ao fazer balanço dos 8 anos de gestão

Política

Marechal Floriano: Lidiney Gobbi faz anúncio de seu primeiro secretário – Jarbas Rocha traz experiência e já tem torneio com times de três estados programado para janeiro

Política

Paulo Cola anuncia Carina Prado como Secretária de Meio Ambiente no novo governo em Piúma

Política

Após vexame, Victor Coelho (PSB) acata pedido de Ferraço e envia para Câmara projeto para adiar aumento do IPTU em Cachoeiro

Política

Morte de menino agredido em escola de Ibatiba revolta deputados, e o presidente da Ales, Marcelo Santos, diz que o bullying de fato mata

Política

Eleitos e suplentes nas eleições de Marechal Floriano são diplomados

Política

Gestão Cacau Lorenzoni IV tem contas de 2021 e 2022 aprovadas por unanimidade na Câmara de Marechal

Política

Prefeito eleito mais jovem do ES, Hugo Luiz anuncia novos nomes de secretários de sua gestão em Alfredo Chaves