Cerca de 230 profissionais da Rede Municipal de Ensino participaram de uma reunião de trabalho, na noite da última segunda-feira (12). O encontro aconteceu na EMEF Elisiário Ferreira Filho e foi promovido pela Secretaria Municipal de Educação e Esportes.
A secretária Édia Klippel Littig – acompanhada pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Marechal Floriano – divulgou as ações que serão realizadas durante o ano de 2018. (Informação e foto da Secom/PMF) |
A secretária Édia Klippel Littig – acompanhada pela equipe pedagógica da Secretaria de Educação de Marechal Floriano – divulgou as ações que serão realizadas durante o ano de 2018.
Além disso, atendendo à Lei Municipal número 568/2005, que dispõe sobre o plano de carreira do Magistério, a secretaria irá promover, durante o ano letivo de 2018, a capacitação de seus profissionais, visando a melhoria do desempenho do Magistério Público Municipal. A capacitação terá como eixo central a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o currículo capixaba, utilizando como uma das metodologias de trabalho o Ensino Híbrido.
Entre as ações da Secretaria Municipal de Educação para 2018 estão a Conferência Nacional de Educação – esfera intermunicipal, nos dias 11 e 12 de abril, o Pacto pela Alfabetização no Espírito Santo (Paes) e a Prova de Avaliação Diagnóstica de Ensino Fundamental (Padef), que será realizada em três etapas: março, julho e novembro, com foco nas quatro operações e na produção de texto.
Também fazem parte das ações a Olimpíada Florianense de Matemática (Ofmat), com provas aplicadas em junho e setembro e premiação em dezembro, e o Programa de Avaliação da Educação Básica do ES (Paebes), em outubro.
Além disso, estão incluídos no plano de ação da secretaria o Mais Alfabetização, o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade certa (Pnaic), a avaliação institucional ao término de cada trimestre, o Programa Agrinho e a Tenda Cultural.