ASecretaria de Saúde de Domingos Martins anunciou nesta quarta-feira (25) o início da vacinação contra a febre amarela em todo o município a partir de amanhã (26). Ontem (24) à tarde o município recebeu 11 mil doses da vacina enviadas pelo Governo do Estado e a previsão é a de que uma nova remessa chegue na sexta-feira (27).
De acordo com a Nota Informativa n° 01/2017, da Secretaria de Estado da Saúde, o município vai vacinar somente MORADORES, com a apresentação obrigatória de comprovante de residência (conta água ou energia) ou cópia do contrato de aluguel. Aqueles que trabalham em Domingos Martins, mas moram em outro município, também serão imunizados, mediante comprovação do vínculo de trabalho no município. O Cartão de Vacina também deve ser apresentado.
“Para os 37 municípios com recomendação de vacinação cautelar será adotada a vacinação dos indivíduos residentes a partir dos 6 meses de idade, segundo calendário nacional de vacinação, priorizando o início da vacinação nas localidades com evidência de epizootia (morte de macacos), estendendo-se posteriormente para o restante do município. Para indivíduos residentes nos demais municípios do Estado, será adotada a vacinação daqueles que irão viajar para áreas de risco, a fim de prevenir a ocorrência de casos humanos e surtos. Em situação de viagem para os municípios do Espírito Santo com recomendação de vacinação cautelar, será indicada a vacinação conforme calendário nacional”, recomenda a Secretaria de Estado da Saúde.
A medida visa garantir a cobertura vacinal dos moradores de Domingos Martins. “Esta é uma situação atípica, específica do bloqueio vacinal, assim o município tem esta autonomia de priorizar o atendimento à sua população. Estamos seguindo orientações estaduais”, explica o secretário de Saúde, Adimar Alves de Souza.
O cronograma de atividades com dias, horários e locais de imunização foi definido hoje (25) pela manhã em reunião entre técnicos da Vigilância em Saúde e os enfermeiros responsáveis pelas unidades de atendimento no interior. Também ficou determinado que neste primeiro momento as áreas onde foram encontrados macacos mortos (Aracê, Paraju, Ponto Alto e Sede) receberão mais doses, porém a população deve ficar tranqüila pois, aos poucos, todos serão vacinados, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização do Ministério da Saúde.
Assim, nesta quinta-feira (26) a vacinação acontece das 8h às 16h, nas unidades de Saúde de Barcelos, Pedra Azul, São Paulo do Aracê, Tijuco Preto, Paraju, Ponto Alto e Sede (Campinho). Nos dias 30 e 31 será em Biriricas, das 8h às 16h. Dia 31 em Melgaço, das 8h às 16h. Nos dias 1° e 2 de fevereiro, a vacinação será em Santa Isabel, das 16h às 20h. A Secretaria de Saúde realizará ainda vacinação volante na Sede: dia 1°, na Fazenda Lampier, às 9h, e na escola do Galo, às 14h. Dia 2: Alto Galo, às 9h.
Atenção: Para melhor organização e atendimento à população na SEDE (Campinho), a Secretaria de Saúde irá ministrar a vacina a 300 pessoas por dia, portanto, a vacinação não será somente amanhã, ela seguirá até que as doses terminem e chegue nova remessa de vacinas, prevista para sexta-feira (27).
De acordo com a Vigilância em Saúde, até o momento, foram notificadas 22 mortes de macacos no município, nos distritos de Aracê, Paraju, Ponto Alto e Sede. Os técnicos da Vigilância Ambiental, Valdecir Nunes, Marilza Lucia Lange e Iranildo Passos, estão fazendo todo o trabalho de captura in loco desses animais e encaminhando para o Governo do Estado para a realização de exames. Domingos Martins ainda não registrou nenhuma ocorrência de febre amarela em humanos.
“É importante destacar que esses profissionais estão engajados em prestar o melhor serviço à população. Mesmo com uma equipe reduzida, não medem esforços para monitorar, capturar e orientar neste momento ímpar que estamos vivenciando. Precisamos da colaboração de todos, da contribuição de órgãos como a Polícia Ambiental para que o melhor trabalho seja realizado”, afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Patrícia Aguiar.
A Secretaria de Saúde orienta: ao encontrar um macaco morto, acione a Vigilância em Saúde para recolhimento e encaminhamento de material para exames. É importante que este contato seja feito enquanto o animal ainda não estiver entrado em decomposição, pois este estado impede o recolhimento de material para exames. Vigilância em Saúde de Domingos Martins: (27) 3268-1354.
Contraindicação
A vacina é contra-indiciada para: Gestantes, lactantes, crianças menores de 6 meses de idade, pacientes com imunodepressão de qualquer natureza, pacientes infectados pelo HIV com imunossupressão grave, pacientes em tratamento com drogas imunossupressoras (corticosteroides, quimioterapia,radioterapia, imunomoduladores), pacientes submetidos a transplante de órgãos, pacientes com imunodeficiência primária, pacientes com neoplasia, indivíduos com história de reação anafilática relacionada a substâncias presentes na vacina (ovo de galinha e seus derivados, gelatina bovina ou outras), pacientes com história pregressa de doenças do timo (miastenia gravis, timoma, casos de ausência de timo ou remoção cirúrgica). A administração deve ser analisada caso a caso na vigência de surtos. (Informações: Sesa)