Nesta quinta-feira será montado na Praça Dr. Arthur Gerhardt, em Campinho, Domingos Martins, um laboratório de observação astronômica. Dois telescópios serão instalados no local para que a população possa observar objetos celestes como estrelas e planetas. Toda a ação será orientada por funcionários da Ufes que darão explicações aos moradores e visitantes. A observação poderá ser feita a partir das 20h.
A ação faz parte de um encontro internacional em que mais de 80 pesquisadores de todo Brasil e estrangeiros de França, Itália, EUA, Suíça, Índia, Rússia, Chile estão reunidos em Domingos Martins para estudos sobre Astrofísica, Cosmologia e Gravitação, durante a 3ª Escola “José Plínio Baptista” de Cosmologia, organizada pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), e que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Domingos Martins. Esta é a segunda vez que o município recebe o evento.
Os estudiosos estão durante toda a semana no Aroso Paço Hotel, em Pedra Azul, para participação em mini-cursos, seminários avançados, ministrados por pesquisadores do Brasil e do Exterior. “Neste ano o foco dos debates será o setor escuro do universo que, explicando, são matérias que existem no Universo, sabemos que existem, mas não é possível observá-las”, explicou o pesquisador Hermano Velten, um dos organizadores do evento.
Participam pesquisadores de renome internacional: Federico Piazza (Université de Marseille, França)- um dos grandes especialistas do mundo em relatividade geral e física teórica; Luca Amendola (Universität Heidelberg, Alemanha) – um dos investigadores principais do projeto Euclid, agência espacial europeia, que será principal
satélite em atividade a partir de 2020; Scott Dodelson (Fermilab, EUA)- um dos principais investigadores mundiais de projetos de observação; e Stefano Profuno (University of California, EUA) – especialista em matéria escura.
O evento é organizado pelo grupo de pesquisa em Gravitação e Cosmologia da UFES (Cosmo-UFES) e pelo Programa de Pós-Graduação em Astrofísica, Cosmologia e Gravitação (PPGCosmo), contando com apoio da Ufes (CCE, PRPPG, PPGFis), do CNPq, da CAPES, do Claf e da FAPES. Ela ocorre em alterância com outro evento internacional promovido pelo Cosmo-UFES e pelo PPGCosmo, a conferência Verão Quântico (que é organizada durante os anos ímpares).