quinta-feira,
02 de janeiro de 2025

Geral

Médica veterinária do Idaf participa da Feira de Ciências de Paraju, em Domingos Martins

A médica veterinária do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) Carolina Dadalto Borgo foi a convidada especial da XV Feira de Ciências da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Gisela Salloker Fayet, que terminou nesta sexta-feira (26), no distrito de Paraju, em Domingos Martins.

Carolina Dadalto falou sobre “A importância da inspeção dos produtos de origem animal”, já que este ano a feira traz como tema “Ciência alimentando o Brasil”. “O objetivo foi orientar as crianças sobre os prejuízos que alimentos sem inspeção sanitária podem acarretar à saúde humana. Todo produto de origem animal deve ser proveniente de um estabelecimento devidamente registrado no Serviço de Inspeção Oficial, que pode ser municipal, estadual ou federal. Isso garante que ele tenha passado pela avaliação de um profissional habilitado para evitar que produtos contaminados, por exemplo, cheguem à mesa da população. A ideia é conferir a eles a capacidade de identificar no mercado aqueles produtos que estão de acordo com as exigências sanitárias e repassar essas orientações para seus amigos e familiares”, explicou a médica veterinária.

Carolina Dadalto deu início, em 2012, ao projeto “Pequenos Defensores”, nos municípios de Itaguaçu e Itarana e depois difundiu para outras regiões. A inciativa prevê a conscientização de crianças e adolescentes quanto às ações de defesa sanitária animal para que, junto com o Idaf, também atuem como defensores, levando informações às suas famílias e contribuindo para o bem-estar no campo.

Feira de Ciências

No evento, os estudantes buscam por problemas vividos na região e procuram propor soluções, tornando os projetos por eles desenvolvidos com relevância e aplicabilidade social. Os professores orientadores direcionam os questionamentos dentro da perspectiva de ciência, tecnologia, sociedade e do ambiente.

As pesquisas são desenvolvidas ao longo do primeiro e do segundo trimestres e apresentadas ao público em agosto por meio de 36 projetos que propõem alternativas para o desenvolvimento social e econômico da região. A feira é aberta ao público e, na última edição, foi visitada por 1,8 mil pessoas.

Em 2015, o tema foi “Luz, Ciência e Vida” e teve como convidado especial o médico veterinário, professor e pesquisador Marcelo Vivacqua, medalha de ouro no Salão do Inventor de Genebra com o Orcante – um medicamento que é capaz de tratar o câncer em animais.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES