quinta-feira,
02 de janeiro de 2025

Geral

Participe da Banda Marcial Municipal de Domingos Martins. Inscrições estão abertas

Domingos Martins inicia neste mês um importante trabalho de resgate cultural e musical com a formação da Banda Marcial Municipal de Domingos Martins. Sob a coordenação da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, o projeto está com inscrições abertas e os ensaios começaram nesta semana, em Campinho.

A participação na banda é democrática e aberta a toda a comunidade martinense, a partir de 10 anos de idade. Não é preciso saber tocar instrumento nem possuí-lo, basta efetuar a inscrição e freqüentar os ensaios todas as segundas, terças, quartas e sextas, a partir das 17h30, na Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (antiga LBA).

“O projeto começa do zero, ou seja, todo o conhecimento musical será repassado para os participantes, a idéia é fazer uma construção coletiva com aprendizado básico e contribuições de cada um dos participantes”, explica o professor Marcelo Vicente de Souza, coordenador do projeto.

Segundo a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Soemis Lyra dos Santos, a iniciativa vai além do resgate de uma tradição . “Queremos promover também inclusão social oportunizando a nossa juventude a participar deste movimento. Será muito bacana e todos estão convidados a participar”.

Instrumentos

Os instrumentos musicais que serão utilizados na Banda Marcial Municipal de Domingos Martins unem o passado e o presente. Trinta e dois instrumentos, entre caixa, tarol, surdo, corneta e outros, que pertenceram à Fanfarra Djalma Brás, formada por alunos da antiga Escola Cenecista de Domingos Martins (Cnec) nos anos 70 e 80, foram recuperados e colocados em uso.

Outras 18 peças entre pandeiros, tamborins, chocalhos, surdo, tarol e caixa, adquiridas pela prefeitura em 2014 para a realização de oficinas de percussão também serão utilizadas na Banda Marcial Municipal de Domingos Martins.

Os trabalhos para a formação da Banda Marcial Municipal de Domingos Martins começam intensos já com previsão de apresentação no mês que vem, durante as comemorações ao Dia da Independência do Brasil, no dia 7. A programação será divulgada em breve.

Mais sobre as bandas marciais

Fanfarras no Brasil ou e Bandas Marciais no Brasil, são os nomes dados as bandas musicais compostas por várias pessoas, músicos, componentes coreográficos. Suas apresentações podem acontecer em ruas, avenidas, ginásios, campos de futebol, trazendo sempre em seus repertórios, músicas e performances das mais diversas.

Além de tocar instrumentos de sopro e percussão, existem componentes que se utilizam da arte cênica para implementar movimentos e beleza ao espetáculo apresentado, podendo vir a utilizar espada, lança, bandeira, mastro, entre outros. Podem ser conhecidos como Linha de frente, Corpo coreográfico, Mor, Baliza de fanfarra, Pelotão de bandeiras.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES