quinta-feira,
13 de março de 2025

Geral

Marechal Floriano elabora o Plano Municipal de Saneamento Básico

7d4d5e884da97434ca919a4e1e041d15 XLNo próximo dia 13, acontece a Audiência Pública para a elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico de Marechal Floriano. O encontro será às 9 horas, no auditório da Secretaria de Educação. Esta é uma parceria entre a Prefeitura de Marechal Floriano, a Fundação Nacional de Saúde e a Universidade Federal Fluminense.

Durante as audiências públicas, a população terá a oportunidade de falar, de comentar, colaborar e, ao final, aprovar o Plano Municipal de Saneamento Básico. Por isso, a participação de todos é de grande importância para Marechal Floriano.

Os eixos temáticos do saneamento básico são: abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais urbanas, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos e socioeconomia.
A nova legislação promove a universalização na oferta dos serviços que compõem o saneamento básico e o fortalecimento da cultura de planejamento municipal, melhorando, assim, a aplicação de recursos para se atingir as metas e objetivos traçados no PMSB.

O Plano deve abranger as áreas do saneamento, relacionadas entre si, e será instrumento estratégico de planejamento e de gestão participativa. A efetiva participação da população deve ocorrer em todas as fases de elaboração do PMSB, prevendo-se o envolvimento da sociedade durante a aprovação, execução, avaliação e revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico a cada quatro anos.

Vale ressaltar que todos os municípios brasileiros têm a obrigação elaborar o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) e o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), segundo a atual legislação brasileira. Sem o PMSB, as prefeituras não poderão receber recursos federais para projetos de saneamento básico.

A Universidade Federal Fluminense (UFF), em parceria com a Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) e municípios capixabas, oferecerá capacitações técnicas e assessoria especializada para os municípios que aderiram ao projeto por meio do Termo de Execução Descentralizada n° 03, no Estado do Espírito Santo. Esse projeto contemplará a elaboração do PMSB e do PMGIRS. A existência do PMSB é condição para a validade dos contratos dos municípios, cujos serviços de saneamento são prestados, ou não, pela Companhia Espírito Santense de Saneamento (Cesan).

Os gestores municipais devem compreender a importância da continuidade do planejamento, assumindo o compromisso de efetivar as atividades previstas no PMSB e submetê-lo à avaliação e aprovação do legislativo, estabelecendo a Política Municipal de Saneamento Básico. Ela institucionaliza os produtos finais do Plano e reflete as vontades da população, objetivos, metas, programas, projetos e ações. Assim, a Política Municipal de Saneamento Básico será um instrumento governamental para a promoção da saúde, qualidade de vida, inclusão social, proteção ao meio ambiente e desenvolvimento econômico.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Referência em Colatina, loja Sandro Variedades é alvo de acusações após vender produtos abaixo do preço de custo

Geral

Wanderson Amorim é novo secretário de comunicação de Cachoeiro

Geral

Caso Rayane Berger em Santa Maria de Jetibá: Médico que matou a companheira e forjou acidente irá a júri popular

Geral

Levantamento do Tribunal de Contas mostra que gestores precisam se preparar melhor para Lei de Licitações e Contratos

Geral

Carnaval termina com 40 acidentes e uma morte em estradas que cortam ES

Geral

Portal Notícia Capixaba ganha reforço com chegada da renomada jornalista Angeli dos Anjos

Edital

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA PRESENCIAL

Geral

Estudo do Tribunal de Contas ressalta crescimento do HIV na população capixaba acima dos 60 anos