sábado,
28 de dezembro de 2024

Geral

Bráz Delpupo é o nome a ser batido em Venda Nova

A cidade de Venda Nova do Imigrante tem, não necessariamente nessa ordem, três atores fortes na política local: o atual prefeito Dalton Perim (PMDB), no seu segundo mandato, o deputado federal Evair de Melo (PV) e o ex-prefeito Bráz Delpupo (DEM). Os dois primeiros estão fora da disputa eleitoral, mas suas influências devem pesar muito. Tanto é assim que os atuais pré-candidatos não descartam pedir apoio.

O mais conhecido deles e o nome a ser batido nestas eleições é o ex-prefeito Bráz Delpupo. Foi prefeito de 2001 a 2008 e tem uma grande marca administrativa, construída ao longo dos anos. Deve ser apoiado pelo deputado federal Evair de Melo (PV) e é adversário do atual prefeito. Delpupo vem forte e sonhar sentar-se na cadeira de prefeito novamente. O desafio dos adversários será juntar-se para derrotá-lo.

O atual vice-prefeito Orlando Fileti (PSD) é pretendente à vaga de Dalton Perim. Pela segunda vez no cargo de vice, ele, que é médico, entende ser um nome natural à sucessão e por isso vem conversando com PDT, Solidariedade, PMDB, PDT, PEN e PRP. Orlando conversa também com deputados estaduais e com Evair de Melo. Sobre o prefeito ele adianta que não há nada fechado: “Estamos esperando uma posição”.

O vereador, de primeiro mandato, Tiago Altoé (Solidariedade) também sonha com a prefeitura e, caso chegue lá, pretende uma gestão de mais diálogo com a população. Está conversando com partidos e com o próprio prefeito e esperando o apoio de todos que queiram se somar ao novo governo. “Nossa proposta é renovar a administração, com uma gestão que mostre que os recursos estão sendo aplicados com coerência e que a população participe com diálogo”.

O vereador, no segundo mandato, Chico Folleto (PSB), irmão do deputado federal Paulo Folleto, do mesmo partido, é outro que está discutindo a sua entrada no processo junto ao ex-governador Renato Casagrande (PSB). A orientação, segundo ele, é conversar com todos os partidos que possam ser aliados. “Inclusive o prefeito, que é hoje, inegavelmente, uma forte liderança política local”.

O diretor do Hospital local, Fernando Altoé (PDT), também é um dos nomes trabalhados para a disputa. Ele não é político de carreira, mas goza de prestígio dentro do meio pelo trabalho desenvolvido. Um parceiro importante nessa construção seria o PMDB, do atual prefeito: “Contamos, claro, com todos esses apoios para construir um nome que seja conciliador, e não divisor de forças”. É da sigla do deputado licenciado Rodrigo Coelho, que tem se movimentado na construção dessa candidatura.

Outro nome posto é o do vereador Acácio Cora (PMDB), que está no seu primeiro mandato, mas já sonha em ser prefeito. Segundo ele, o que move é a oportunidade de formar um grupo em defesa da ética e da qualidade de vida da população. Também espera o apoio do prefeito, com quem tem mantido diálogo.

Por fim, o pré-candidato Sávio Fileti (PSD) também está no páreo. Ex-secretário de Agricultura por oito anos e presidente do Forum de Secretário de Agricultura do Espirito Santo, em 2015/ 2016, ele acredita que, diante do descrédito dos políticos tradicionais, a população quer mudança, quer um nome novo. Ele também aposta no trabalho que fez na agricultura e que, entende, ter dado uma cara nova ao município.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES