Neste final de semana (18 e 19), Alfredo Chaves estará nas cores da Itália. O motivo é a realização de mais uma edição da Festitália.
Nos dois dias do evento os visitantes poderão participar do antigo processo de fabricação de vinho com a pisa da uva. O evento ainda irá contar com boteco do nonno, carretão do vinho, tombo da polenta, destilação de cachaça, danças e muita comida típica.
Como em todos os anos, a Carretela Italiana abre o evento, no sábado, com um mega desfile no parque de exposições. Para este ano, os organizadores pretendem ampliar as atrações. O desfile inicia às 19h30min. Carros antigos, casa da nonna móvel, entre, bandas, fazem parte das atrações do desfile.
De acordo com um dos organizadores, o empresário Leandro Fardim, a carretela envolverá a participação de cerca de 300 pessoas e muitas novidades. “Iremos levar muita gente e atrações para a avenida, cerca de 300 pessoas estão envolvidas, para mostrar a nossa rica cultura italiana ainda presente”, disse.
Fardim adianta que haverá além da tradicional polenta móvel, outras atrações interessantes. “Teremos na avenida a apresentação da ‘vinhocicleta’ e da ‘polentopéia’ – bicicletas que a cada edição do evento ganham espaços para mais um integrante -, galinheiro móvel e um caminhão adaptado que apresentará os principais utensílios e ferramentas utilizados pelos imigrantes como a moenda de cana e o grupião, utilizada antigamente para serrar madeira.
A carretela ainda contará com a participação de carros antigos, um veículo presidencial e de alunos do município tipicamente vestidos. “Muito vinho e polenta serão servidos durante o percurso da carretela e a noite será encerrada com muita música”, comentou Leandro.
De acordo com o prefeito Roberto Fiorin, a festa tem como foco evidenciar a cultura que ainda é conservada por diversas famílias no município. “Será um fim de semana especial, onde todas as famílias, mesmo com descendência de outras etnias poderão se divertir apreciando um bom vinho e comidas da cozinha italiana”, destacou.
A festa será aberta com estacionamento gratuito.
O evento é uma forma que o município criou para homenagear os italianos que colonizaram a região a partir de 1877, responsáveis por uma cultura marcante no município e que representa a descendência de mais de 70% dos moradores.