Portal Notícia Capixaba
“Grande participação da comunidade contrastou com falta de cinco vereadores no debate”
O presidente da Câmara Municipal de Marechal Floriano, Juarez Xavier (PSD), se diz satisfeito com os valores decididos pela maioria dos moradores e explicou que esse tipo de mudança só pode acontecer nesse período devido à legislação que obriga a mudança apenas para o mandato posterior e deve ser votada em até 30 dias antes das eleições de 02 de outubro.
“O local apropriado para esse debate é a Câmara, ouvindo a população, porém a decisão final cabe aos vereadores, daí vem à importância da participação de todos os parlamentares”, afirmou.
Quanto às emendas e falta de consenso com relação ao valor a ser pago ao prefeito, Juarez pré convocou outra audiência pública para discutir tais mudanças, se elas acontecerem, e para que seus autores possam debater e ouvir a opinião da população quanto suas propostas.
Cezinha Ronchi (PSDB) ficou satisfeito com sua proposta de maior redução do salário do vice-prefeito. Originalmente, o tucano indicou que o vice trabalhasse voluntariamente, mas aderiu ao decidido pela população em fixar em um salário mínimo.
“Acho que foi uma proposta bastante produtiva quanto à redução do salário do vice-prefeito para um salário mínimo, sendo que se ele exercer a função de prefeito ou de secretário, ele recebe equivalente ao que está trabalhando”, afirmou Cezinha.
Também participaram da audiência os vereadores José Rodolfo Krohling, o Dodô (PSB) e Dório Alfredo Braun (PMDB). Faltaram à reunião cinco parlamentares, o presidente da Casa também falou sobre a ausência e espera a participação de todos no novo encontro.
“Estranho a não participação no debate de cinco vereadores e não quero acreditar que seja retaliação a idéia de inclusão do cidadão nas decisões da Câmara que interferem diretamente em seu cotidiano”, finalizou Xavier.