sexta-feira,
03 de janeiro de 2025

Geral

Iogurte ou bebida láctea? Conheça a diferença com a nutricionista, Fernanda Caliman de Marechal Floriano

Portal Notícia Capixaba

“Nutricionista pelo Instituto Mais Saúde, Fernanda Caliman, mostra como ser saudável e consciente ela simplifica a diferença entre alimentos muito parecidos”.

Quantas vezes seu filho lhe pediu para comprar iogurte e você comprou, afinal o alimento contém propriedades benéficas à saúde e a defesa do organismo humano, certo?

Mas e quando o produto adquirido era similar, com cor e sabor idêntico e na mesma embalagem do iogurte, porém era bebida láctea – não contendo as mesmas propriedades nutricionais que o produto tradicional.

A indústria busca otimizar seus produtos com a finalidade de obter lucro. Com o segmento de laticínios não é diferente, na produção do queijo, por exemplo, o soro do leite aparece como um subproduto e se não for reutilizado, torna-se em problema.

Ocorre que a grande produção no país, resulta em enorme quantidade desse material, uma vez que é perecível poderia tornar-se poluente e seu descarte correto geraria nova despesa àquela linha de produção.

O fator positivo seria o grande potencial nutricional, a nutricionista do Instituto Mais Saúde, Fernanda Caliman, ressalta que o soro do leite contém 55% dos nutrientes do leite, além de ser fonte de proteínas, vitaminas, minerais e de lactose.

A solução econômica e ambiental é seu uso na produção de outros alimentos. Entre eles está a bebida láctea com características de iogurte, contendo polpa de frutas e 51% de soro de leite. Fernanda acrescenta que em sua embalagem deve constar os dizeres informando que aquele produto não é iogurte e que contém soro do leite.

A nutricionista informa que a vantagem da bebida láctea é a baixa caloria somada a seu potencial nutritivo, mas em contrapartida é menos nutritiva que o produto tradicional.

De acordo com a profissional, no iogurte deve conter ingredientes lácteos em 70% e nele a lactose se transforma em ácido láctico, promovida por bactérias benéficas ao organismo humano.

“Não é correto afirmar que um ou outro produto possa ser prejudicial à saúde, mas cada um deve se orientar para saber qual deles é mais adequado à sua dieta ou é favorável a uma alimentação saudável”, ressalta Fernanda Caliman.

O iogurte integral, light e o desnatado são os mais recomendados por ela para quem quer manter uma dieta saudável, controlar taxas de colesterol ou açúcar no sangue e manter o peso.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES