sexta-feira,
03 de janeiro de 2025

Geral

Regularização Fundiária para moradores da Vila dos Ipês, em Santa Maria de Marechal

Os moradores da Vila dos Ipês (antiga Baixada), em Santa Maria de Marechal, serão beneficiados pelo programa de Regulação Fundiária, desenvolvido pela Prefeitura de Marechal Floriano.

Na noite desta quinta-feira (28), foi realizada a primeira reunião na comunidade. O encontro aconteceu no pátio da Unidade Básica de Saúde Janeta Simon Stöckl. A secretária de Assistência Social e Direitos Humanos, Iracema de Paula de Lima Freitas, fez uma palestra para os moradores, esclarecendo o que é a regularização fundiária e respondeu a várias perguntas feitas pelos moradores.

A regularização fundiária é um processo feito para que os proprietários de imóveis tenham as escrituras das suas residências e lotes. É a ação de reconhecimento do direito à moradia da população, garantindo-se a segurança da posse nas áreas ocupadas, em, que não existe o registro dos imóveis.

Na Vila dos Ipês, o cadastramento nas casas acontece nos dias 04, 05 e 06 de maio, das 8 horas às 16 horas. O morador poderá procurar a equipe da regularização fundiária no posto de atendimento, que ficará na Unidade de Saúde de Santa Maria, das 8 horas às 16 horas, entre os dias 06 e 09 de junho, para a entrega dos documentos pessoais de todos que residem na casa.

Nesse período – 06 a 09 de junho – a equipe estará no posto de atendimento para tirar cópia da documentação necessária e para orientar sobre o Cadastro Único, que será obrigatório para esse processo.

“É muito importante cumprir todas as etapas do processo de regularização fundiária e, por isso, contamos com a participação de todos. Os benefícios são muito grandes. Quando o imóvel é regularizado, fica mais fácil a ampliação dos serviços públicos para toda a comunidade. O morador se torna o dono legal, conquista um endereço oficial e pode registrar as construções no lote. O imóvel se torna valorizado, proprietário tem acesso a financiamento bancário e créditos no comércio, entre outras facilidades”, frisou a secretária.

Para realizar o cadastro, são necessários os seguintes documentos: carteira de identidade, CPF, título de eleitor, cartão do bolsa família (se tiver), documentos dos filhos dependentes maiores e certidão de nascimento dos filhos menores, comprovante de residência, comprovante de estado civil (certidão de casamento ou averbação de divórcio, declaração de união estável, entre outros).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES