quinta-feira,
02 de janeiro de 2025

Geral

Polícia Ambiental e IDAF fiscalizam crimes ambientais em Santa Maria de Jetibá

Na tarde desta quinta-feira, 28, uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) em ação conjunta com o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do ES (IDAF) fiscalizou crimes ambientais na localidade de Beira Rio, zona rural de Santa Maria de Jetibá.

Na vistoria, foi detectada a abertura de um platô e aterro, sendo degradada uma área de aproximadamente 14.000 m², em que 3.500 m² destes estão localizados em área considerada de preservação permanente. Foi constatada a construção de talude de dez metros de altura, e o aterro também foi realizado em área de preservação permanente (a menos de 50 metros de uma nascente e a menos de 30 metros de um curso hídrico).

Foram encontrados no local três máquinas em atividade fazendo a movimentação de terra, duas escavadeiras hidráulicas e uma retroescavadeira, além de três caminhões transportando da terra. As atividades eram executadas sem a licença ambiental, o que configura crime. A atividade foi paralisada e o proprietário do terrenos e a empresa dona das máquinas responderão por crime ambiental.

A construção em qualquer parte do território nacional de serviço e obras poluidoras sem autorização dos órgãos ambientais prevê a pena de detenção de um a seis meses, além de multa. Conforme a Lei de Crimes Ambientais (Lei Federal 9.605/98), respondem ao crime os contratantes da obra e os executores do serviço.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES