Portal Notícia Capixaba
O país está lutando para evitar, ao máximo possível, a propagação da gripe e mortes, provocadas pelo vírus Influenza A/H1N1. No próximo sábado (30), será realizado o “Dia D” de combate à doença.
Como o alto custo da dose impossibilita a oferta da vacina para toda a população, o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a vacinação de grupos mais vulneráveis, como idosos com mais de 60 anos, crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, gestantes e mulheres durante o puerpério (até 45 dias após o parto).
Pacientes com comorbidades (doenças respiratórias crônicas, problemas cardíacos, renais e hepáticos, doenças neurológicas, diabetes e obesidade grau 3) e população privada de liberdade também tem direito à vacina. Além dos citados, completam o público alvo, profissionais do setor de saúde e do sistema penitenciário.
O Instituto Mais Saúde participa do “Dia D” no município de Marechal Floriano – ES, onde equipe formada por técnicas de enfermagem, contratada pelo instituto, presta serviço para a Secretaria Municipal de Saúde. A vacinação acontecerá de 08h às 17h no Centro de Saúde Ary Ribeiro da Silva, localizado no centro da cidade.