Redação.
Na tarde desta terça-feira (01), a Polícia Militar Ambiental (BPMA) flagrou a realização de um desmate de 1.139m² em área de preservação permanente (APP), no município de Santa Maria de Jetibá. De acordo com a Polícia Militar Ambiental, o infrator deverá comparecer a Justiça, podendo ser responsabilizado criminalmente.
Conforme a Polícia Ambiental, após denúncia anônima, uma equipe de policiais deslocou até uma propriedade, na localidade de Alto São Sebastião, zona rural município do município serrano, constatando uma área de desmate às margens de um curso d’água.
O proprietário, um homem de 45 anos, se apresentou à equipe e informou que realizou a degradação com o intuito de iniciar um plantio de café. Ele não possuía autorização do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal (IDAF) para realizar o desmate. Ao todo, foi degradada uma área de 1.139m² às margens de um córrego.
Conforme ainda a Polícia Ambiental , diante do crime ambiental em tela, a equipe confeccionou um Termo Circunstanciado, acompanhado de um relatório fotográfico. Sendo assim, quando for solicitado, o responsável deverá prestar esclarecimentos à Justiça sobre o crime cometido, podendo responder na esfera penal.
O BPMA orienta que antes de iniciar qualquer empreendimento, o interessado deve buscar informações sobre os procedimentos de licenciamento ambiental. O objetivo é minimizar o impacto ambiental decorrente dessas atividades.