Redação.
Chegou o verão! Com ele férias e a procura por locais com bastante água. O turismo rural se torna uma das opções cada vez mais atrativas devido as temperaturas amenas das regiões montanhosas capixabas. Em Alfredo Chaves não poderia ser diferente, é nesta época que muitas pessoas se deslocam dos grandes centros para desfrutar um pouco das opções de lazer, aventura e cultura da terra alfredense.
São inúmeras as opções que vão desde bucólicas cachoeiras a esportes de aventura. Diversas pousadas e pontos turísticos podem ser encontrados facilmente no município. A visita pode ser acompanhada de um bom vinho e pela típica culinária italiana herdada dos antepassados. Há pacotes especiais em todos os empreendimentos, ao gosto de cada visitante.
O município que integra a Rota da Costa e da Imigração e possui três roteiros turísticos: Vale da Aventura, Caminho das Águas e Sete Maravilhas, mantém um clima agradável no interior que aliado às exuberantes paisagens, ao povo acolhedor e às comidas típicas, proporciona aos visitantes uma inesquecível estadia pela terra da banana e do leite.
Uma cidade com forte influência da colonização italiana, também é conhecida pela prática de esportes, principalmente para o turista que busca adrenalina em meio às montanhas. A rampa natural de voo livre da comunidade de Cachoeira Alta, por exemplo, localizada5 km da cidade, é muito procurada por ser propícia à prática de saltos de asa-delta e de parapente.
Já em Matilde, distante 18 km da sede, o visitante pode conferir um pouco da história local na Estação Ferroviária e seguindo os trilhos, é possível conhecer o ‘Túnel Encantado’ – uma antiga construção que serve de passagem de água, edificada para amortecer o fluxo das águas do rio Novo de Matilde que passa por baixo da ferrovia.
Atração no local é a cachoeira Engenheiro Reeve. Dona da maior queda livre do Estado (65 metros) atrai turistas de todo o país. O acesso é fácil, devido a construção de uma passarela com mirante. A cachoeira é muito procurada para rapel.