Noite de festa para 60 alunos da Rede Municipal de Ensino de Marechal Floriano. Eles foram medalhistas da 1ª Olimpíada Florianense de Matemática (Ofmat) e receberam a premiação em uma solenidade ocorrida no último dia 04, no Centro de Agronegócios, em Santa Maria de Marechal. A Ofmat, agora, é lei municipal.
O auditório estava lotado. Pais e familiares marcaram presença para prestigiar os alunos classificados. A cada nome anunciado, aumentava mais a expectativa dos premiados. Isso porque eles só souberam, naquela hora, a colocação de cada um. “Já saiu a lista dos 60 medalhistas, que são 15 de cada nível. Porém, eles não sabem a colocação. Só saberão hoje, na hora da premiação”, disse o coordenador da Ofmat, professor Luiz Carlos Alves da Silva.
Os estudantes classificados em 1º e 2º lugares ganharam um tablet ou um celular. Todos os premiados ganharam livros, certificado e uma caixa de bombom, além da tão disputada medalha da Ofmat.
“Encerramos o nosso projeto da 1ª Olimpíada Florianense de Matemática (Ofmat). Os alunos que estão aqui, hoje, são os vencedores da Ofmat, independente de classificação. E se eles estão aqui, é porque receberam o apoio da família, que é tão importante e participa junto com eles. A olimpíada é um projeto do município, em que participaram todas as escolas do 2º ao 9º ano. As provas são um pouco diferentes das tradicionais, que eles fazem na sala de aula. Quando se trata de olimpíada, as provas são de raciocínio, interpretação e, principalmente, criatividade. É um projeto grandioso por um detalhe: Teve uma adesão muito grande das escolas, que incentivaram os alunos a participarem das provas”, ressaltou o professor Luiz.
A secretária de Educação, Adenilde Stein Silva, destacou a importância dos alunos e dos professores que participaram da Ofmat. “Gostaríamos de premiar todos os alunos, porque todos vocês são muito importantes. Quero agradecer todos que participaram, pelo trabalho em equipe, porque é um conjunto para que tudo funcione bem. Deixo o meu muito obrigada a todos. A festa, hoje, é de vocês, alunos, e dos pais e familiares de vocês.”
Para o professor Wellington Rosa de Azevedo, técnico educacional da Assessoria de Apoio Curricular da Secretaria Estadual de Educação (Sedu), quando de fala em olimpíadas de Matemática, se abre um leque para todas as outras olimpíadas, como a de Língua Portuguesa, a de Astronomia, a de História e todas as outras. “A Olimpíada de Matemática é um grande passo e um grande cenário para divulgar tudo isso. O nosso compromisso é dar apoio em tudo o que for preciso para que esse projeto continue e fique cada vez melhor.”
A coordenadora regional de Iniciação Científica da Obmep, Luzia Maria Casati, destacou a presença de alunos e professores nas listas da Obmep. “A Matemática está muito bem tratada aqui neste município. Estamos muito felizes em poder compartilhar esse momento com vocês. Nas listas de medalhistas de olimpíadas sempre encontramos os nomes de diversos alunos e professores de Marechal Floriano. Este município sempre tem uma premiação brilhante, com alunos excelentes.”
A Subsecretária de Educação Básica da Sedu, Maria José de Paula, falou sobre a importância da Matemática. “Sabemos da necessidade de se aprender mais sobre a Matemática, que é colocada como um ‘bicho papão’. O que me encantou aqui neste município, é que o lugar da Matemática e da Escola está garantido dentro das famílias. São momentos como este que nos fazem acreditar no futuro.”
O prefeito Lidiney Gobbi também ressaltou a importância da relação entre a família e a escola. “O apoio da família para incentivar os filhos é muito importante. Eu tinha um professor que dizia: ‘o aluno que se sai bem em Matemática, vai se sair bem em tudo’. Agradecemos a todos os que participaram e que apoiaram esse projeto junto à Secretaria de Educação. Agradeço, também, à Câmara de Vereadores, que acreditou e aprovou o projeto, agora Lei Municipal. Somos o primeiro município do estado a ter a sua Olimpíada de Matemática. E isso já é motivo para comemorar. Estamos apostando na Educação e apoiando as escolas.”
Participaram da Ofmat todas as escolas de Ensino Fundamental do município. Mais de 1,8 mil alunos, do 2º ao 9º ano fizeram as provas. Para a segunda etapa, foram classificados 322 estudantes, divididos em quatro níveis, conforme a proximidade do ano escolar.