quinta-feira,
26 de dezembro de 2024

Geral

Municípios, entre eles, da Região Serrana só terão recursos liberados pelo BNDES, garante PH

O governador Paulo Hartung (PMDB) reuniu os prefeitos nesta sexta-feira (23) para um encontro que serviu para anunciar medidas de mitigação da crise hídrica do Estado. Mas os gestores municipais esperavam ajuda para resolver outra crise, a financeira, que se abateu na maioria das prefeituras capixabas, entre ela, da Região Serrana do Estado.

Entretanto, pelo tom que vinha sendo dado pelo governador e seus interlocutores, a expectativa não era muito grande, o que ajudou a aliviar o clima pesado do almoço. Sem grandes expectativas de que o governo fosse anunciar um pacote de socorro aos municípios, os prefeitos não ficaram surpresos quando o governador disse que genericamente vai apoia-los, na medida do possível, para que eles cheguem até o fim do mandato sem problemas. Uma afirmação um tanto subjetiva que deve ter plantado muitas dúvidas nas cabeças dos prefeitos.

De cifras mesmo, o governador falou apenas na liberação que o Estado teria conseguido de recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), na ordem de R$ 70 milhões. São recursos para infraestrutura, asfaltamento e construção de barragens. Projetos que já estavam encaminhados e que foram paralisados porque aguardavam a liberação dos recursos.

O governador repetiu, porém, o discurso da falta de dinheiro no Estado, do redimensionamento do orçamento do Estado para este ano, para adequar à realidade econômica. Um discurso que afeta seu antecessor, Renato Casagrande (PSB), a quem tenta colar o rótulo de mau gestor.

O almoço serviu para apresentar o Acordo de Cooperação Técnica para atuação conjunta do governo do Estado e a Associação dos Municípios do Estado do Espírito Santo (Amunes). O objetivo é estabelecer regras para definir o melhor uso e combater o desperdício de água. O documento foi assinado em solenidade realizada no Palácio Anchieta, em Vitória.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES