Na propriedade do produtor rural Roberto Bueno, em Vitor Hugo, zona rural de Marechal Floriano, foi implementada uma Unidade Demonstrativa sobre plantio direto de alface em cobertura de palha. Essa técnica consiste em cultivar uma planta de cobertura e depois dessecá-la para que forme uma cobertura de palha no canteiro e, por cima, planta-se a alface em até três ciclos. A planta de cobertura utilizada foi a aveia-preta que é adaptada às condições de inverno, ao passo que o milheto é a planta de cobertura utilizada no verão. As vantagens desse sistema de cultivo são: ausência de capina, diminuição de irrigação, diminuição da erosão, redução de doenças de solo, aumento da matéria orgânica do solo, entre outros.
Os temas abordados no dia de campo foram: controle de lesmas e caracóis, pelo entomologista do Incaper José Salazar Júnior; plantio sobre cobertura de palha, pelo especialista em manejo de olerícolas Luís Fernando Favaratto; calagem e adubação, pelo engenheiro agrônomo e vice-prefeito José Onofre Pereira. Na ocasião, houve a participação de aproximadamente 30 pessoas, entre técnicos e produtores rurais.
Já consagrado na produção de grãos, o plantio direto é importante para a introdução de sistemas mais sustentáveis de produção de hortaliças. Apesar de o trabalho ter sido realizado com alface, esta técnica pode ser utilizada para outras hortaliças, tais como, tomate, temperos, brócolis, couve e outras. No município de Marechal Floriano, produtores rurais realizam testes com plantio de hortaliças em cobertura de palha nas comunidades de Rio Fundo, Alto Marechal, Costa Pereira e Vitor Hugo e têm observado vantagens neste sistema de menor revolvimento de solo e uso de cobertura vegetal.