Depois de um dia inteiro de avaliações, 36 trabalhos de alunos e professores das escolas municipais de Marechal Floriano foram selecionados para a finalíssima do Programa Agrinho na etapa estadual. Ao todo, 147 trabalhos chegaram à Secretaria Municipal de Educação e Esportes (Semec).
Segundo informações da coordenadora do projeto, Vanuza Graciette Mees, participaram do Programa Agrinho 15 escolas da Rede Municipal de Educação. Entre elas está a Associação Pestalozzi de Marechal Floriano. Mas o número de participações impressionam muito: 2,4 mil alunos e 140 professores e pedagogos trabalharam o Programa Agrinho em Marechal Floriano.
A capacitação para os professores aconteceu nos dias 20 e 21 de maio de 2015. Em Julho os professores tiveram palestra com os técnicos do INCAPER e IDAF. Os temas foram: “Água: qualidade de vida, com o engenheiro agrônomo do Incaper e doutor em Ecologia de Ecossistemas César Abel Kröhling e “Legislação Ambiental, com o engenheiro agrônomo e chefe do escritório do IDAF de Domingos Martins, José Adinan Souza.
No mês de agosto, houve um encontro com os professores para estudo dos critérios de avaliação do concurso de Produção Textual. A avaliação dos trabalhos pela Comissão Municipal de Educação aconteceu no dia 10 de setembro, na SEMEC. Foram classificados 36 trabalhos em 12 categorias.
Para a categoria Desenho (Educação Especial, Educação Infantil e 1º ao 4º ano, os membros da Comissão Municipal de Avaliação foram Arlete Schneider Lovatti, Angela Regina Ribeiro da Silva e Rosineide Moreira Salvador. Já as Redações de 5º ao 9º ano foram selecionadas por Carina Luiza Klippel, Angela Regina Ribeiro da Silva e Reni Klippel Machado. Na categoria Relato de Experiência Pedagógica, os avaliadores foram Leonísio Erli Klippel, Lucelena Maria Fernandes e Marília Trarbach.