terça-feira,
22 de outubro de 2024

Mulher corta cordão umbilical e joga bebê em vaso de Pronto Atendimento em Vargem Alta

Alissandra Mendes/Rael Sérgio.

“O caso aconteceu na tarde de segunda-feira, mas a polícia só foi acionada na manhã desta terça (08)”.

A Polícia Civil está investigando um aborto ocorrido no banheiro do Pronto Atendimento “Otacílio Geraldo do Carmo” (PA) de Vargem Alta, na região serrana do Estado. O caso teria acontecido na tarde de segunda-feira (07), mas somente hoje (08), a polícia foi comunicada sobre o fato. Um bebê de nove meses, do sexo masculino, foi encontrado dentro do vaso sanitário. Ele não resistiu e faleceu.

Segundo informações da Polícia Militar, a dona de casa G.F.S., 29 anos, deu entrada na unidade por volta das 14h30 se queixando de dores abdominais. Ela foi atendida pelo médico de plantão, que a questionou sobre uma gravidez, mas ela negou e disse que seria impossível estar grávida.

Enquanto aguardava para fazer exames, a paciente seguiu até o banheiro do PA e ao retornar estava com sangramento forte. Imediatamente, ela foi encaminhada para a Santa Casa de Cachoeiro, onde foi internada.

Estranhando o fato de a jovem ter entrado no banheiro bem e ter saído com o sangramento, uma enfermeira foi até o banheiro e encontrou o bebê no vaso. A dona de casa abortou e cortou o cordão umbilical, e ainda chegou a dar descarga, mas a criança, pesando cerca de 3,5 kg não desceu.

20150908 145212

O médico de plantão recolheu o bebê e tentou vários procedimentos de reanimação da criança, mas o menino já tinha falecido. O corpo foi guardado no interior de uma caixa térmica e hoje (08) entregue à polícia, que encaminhou para o SML de Cachoeiro de Itapemirim.

A delegada de Vargem Alta, Edilma Luzia Barbosa de Oliveira instaurou inquérito para apurar o caso. Ela disse que ainda não pode falar sobre o caso para não atrapalhar as investigações.

O Pronto Atendimento é gerido pelo Hospital Infantil Francisco de Assis (HIFA), que através de nota disse que: “O Hospital Infantil, responsável pela unidade do Pronto Atendimento Otacílio do Carmo, do município de Vargem Alta, vem esclarecer os fatos ocorridos na data do dia 07/09/2015. Comunicamos que a paciente G.F. deu entrada na unidade às 14h20, com queixa de dor abdominal. Foi avaliada pelo plantonista que suspeitou de gravidez, porém a paciente negou que estivesse grávida. Foi solicitado vaga em hospital de Cachoeiro, porém no período de espera a paciente dirigiu-se ao banheiro espontaneamente, retornou ao leito e relatou que estava com sangramento. A enfermagem ao dirigiu-se ao banheiro encontrou o bebê dentro do vaso sanitário, aparentemente sem vida, sendo retirado e encaminhado à sala de emergência onde a equipe de PA tentou reanimar sem êxito. A coordenação do Pronto Atendimento fez contato com a Polícia Civil relatando os fatos e solicitando as providências cabíveis”.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *