A agroindústria capixaba e seus desafios e oportunidades estarão em debate nesta sexta-feira (04) em Venda Nova do Imigrante, durante mais uma oficina de trabalho do Pedeag 3, que será realizada no Centro Cultural e Turístico Máximo Zandonadi, a partir das 8h30.
As especialistas convidadas serão as agentes de desenvolvimento rural do Incaper, a médica veterinária Rachel Quandt Dias e a engenheira de alimentos Mariana Barbosa Vinha. Elas irão apresentar as informações sobre o cenário das agroindústrias no Estado, suas perspectivas e as estratégias para o crescimento do setor.
A agroindústria é uma atividade rural não agrícola, geradora de trabalho e renda. Atualmente, encontra-se consolidada no meio rural capixaba, sendo implementada essencialmente por agricultores de base familiar, oportunizando inclusão social e produtiva às famílias por meio da participação nas mais diversas etapas de execução da atividade, desde a produção da matéria prima e seu processamento, até a comercialização dos produtos em diferentes mercados.
Atualmente, existem ao menos 1.274 empreendimentos envolvidos com a agroindustrialização dos produtos da agricultura familiar em todo o Espírito Santo. O município onde há mais empreendimentos é Domingos Martins, com 128, seguido de Castelo, com 88 e São Mateus, com 80.