quinta-feira,
26 de dezembro de 2024

Geral

Funcionários de cafeeira são vacinados contra tétano e hepatite B no distrito de Santa Maria de Marechal

O intuito dessa ação realizada nesta sexta feira (24), em uma cafeeira no distrito de Santa Maria, Marechal Floriano, é porque na próxima terça-feira, dia 28, será o Dia Mundial de luta contra as Hepatites virais. Os funcionários receberam orientações e informações sobre os tipos da doença e tomaram vacinas contra a Hepatite B e o Tétano.

A Hepatite é um grave problema de saúde pública, tanto no Brasil como no mundo. Elas podem ser causadas por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas, além de doenças autoimunes, metabólicas e genéticas. A Hepatite é uma doença silenciosa e que, nem sempre, apresenta sintomas. No Brasil, as hepatites virais mais comuns são causadas pelos vírus A,B e C. As hepatites virais são doenças de notificação compulsória, ou seja, cada ocorrência deve ser notificada por um profissional de saúde.

Por ser uma doença silenciosa, reforça-se a necessidade de ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam os vários tipos de hepatites. A melhor forma de evitar a doença é melhorar as condições de higiene e de saneamento básico. A vacina para a Hepatite tipo B é disponibilizada gratuitamente pelo SUS em qualquer posto de saúde. É fundamental tomar as três doses, seguindo a recomendação das datas corretas para ficar imunizado.

É importante lembrar que a Hepatite B é considerada uma doença sexualmente transmissível. Por isso, a melhor forma de evitá-la e usando preservativo em todas as relações sexuais. O preservativo também está disponível gratuitamente na Rede Pública de Saúde. Caso não saiba onde retirar o preservativo, ligue para o Disque Saúde (136).

As mulheres grávidas também devem ter cuidados especiais. Toda gestante precisa fazer o pré-natal e os exames para detectar as Hepatites e outras doenças. Esse cuidado é fundamental para evitar a transmissão da doença de mãe para filho.

“Como a função da Equipe Estratégia Saúde da Família é trabalhar com a promoção e a prevenção de doenças, planejamos essa ação, uma vez que o dia 28 de julho é o Dia Mundial de luta contra as Hepatites virais. Por isso, desenvolvemos essa ação junto aos trabalhadores, intensificando a divulgação das informações sobre a doença e as formas de prevenção”, explicou Luciana De Nadai Mariano, enfermeira supervisora da Equipe Estratégia Saúde da Família de Santa Maria de Marechal.

Um dos proprietários da cafeeira, aprovou e elogiou a iniciativa. “Essa ação é muito importante porque o nosso pessoal fica imunizado contra as doenças. E a grande maioria, muitas vezes, nem sabe que poderia e que teria que receber essas vacinas. E o melhor de tudo é que eles não tiveram que deixar o trabalho para isso.”

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES