domingo,
22 de dezembro de 2024

Geral

Cooperativismo e agricultura familiar são destaques durante encontro em Marechal Floriano?

Representantes de cooperativas de cinco municípios da Região Sul-Serrana do Estado se reuniram, nesta terça-feira (21), para a entrega do planejamento estratégico do projeto de Fortalecimento do Cooperativismo de Base Familiar Capixaba. Ao todo, são 15 cooperativas participantes. O encontro aconteceu no Centro de Agronegócios, em Santa Maria de Marechal, Marechal Floriano.

“Esse encontro foi a finalização de um convênio trabalhado para o fortalecimento das cooperativas de agricultura familiar e de economia solidária. Hoje, entregamos o planejamento estratégico e o plano de negócios, que foram construídos pelas 15 cooperativas de produção e comercialização do Espírito Santo”, explicou José Izidoro Rodrigues, presidente da União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária do Estado do Espírito Santo (Unicafes).

Participaram do encontro representantes de cooperativas de Cachoeiro de Itapemirim, Mimoso do Sul, Afonso Cláudio, Venda Nova e Muniz Freire. A coordenadora do projeto, Sandra Valentim, ressaltou o trabalho das mulheres nas cooperativas e falou sobre as condições de mercado. “As mulheres constituem um apoio muito forte dentro das cooperativas. No entanto, a participação delas ainda é pequena. Um dos objetivos das cooperativas não é ficar somente no mercado institucional. É preciso avançar, também, para o mercado privado.”

O secretário Nacional de Políticas Agrárias da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Zenildo Pereira Xavier, está bastante otimista com relação ao assunto. “Os espaços estão se abrindo, e as oportunidades estão chegando para os agricultores e para a agricultura familiar”, frisou.

O encontro também contou com a presença do ex-secretário de Saúde de Marechal Floriano, Christien Marcel Christé Pereira, que hoje ocupa o cargo de assessor da Secretaria Nacional de Políticas Agrárias e consultor nacional do Crédito Fundiário da Contag. Também compareceu ao evento o delegado federal do Ministério do Desenvolvimento Agrário do Espírito Santo, Josean de Castro Vieira.

“Uma das nossas bandeiras de luta e um dos nossos objetivos é trabalhar com o cooperativismo, fazendo com que a agricultura familiar seja fortalecida, evitando a terceirização, que muitas vezes ocorre. Também trabalhamos com a capacitação dos agricultores familiares”, salientou o presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura no Espírito Santo (Fetaes), Julio Cezar Mendel.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES

Geral

Irmã do prefeito eleito de Cachoeiro, Helle’Nice Ferraço morre aos 88 anos

Geral

CPI ouve testemunhas de crime na Câmara de Marechal do acusado apontado como autor do enforcamento de um cachorro em Araguaia