sábado,
21 de dezembro de 2024

Geral

Junto com o prefeito Bosquinho, vice-governador visita comunidade terapêutica-Amme, em Jaciguá, Vargem Alta

Roney Morais/Rael Sérgio – Jornal Fato ES.

“A vice-governadoria é responsável pela reestruturação do Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas (Sisesd)”.

Em visita realizada hoje (10) pela manhã às instalações da Amme/Reviver, Comunidade Terapêutica (CT) para dependentes químicos que será inaugurada no dia 26 de setembro, no distrito de Jaciguá, em Vargem Alta, o vice-governador César Colnago (PSDB) enfatizou o trabalho que vem realizando frente às políticas públicas sobre drogas no Espírito Santo.

A comitiva do vice-governador foi recebida pela equipe técnica da Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR), prefeito de Vargem Alta, João Bosco Dias (PSB) e pela primeira presidente da Associação para um Mundo Melhor (Amme), Clara Altoé Paresqui, além de demais associados.

A equipe técnica da Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR), entidade responsável pelo funcionamento da CT em Jaciguá, resolveu romper o contrato com o estado, já que uma das clausulas pede exclusividade das vagas. Contudo, segundo a coordenadora geral e psicóloga da AATR, Érika Lopes Faria, a instituição está aberta ao diálogo, pois mais importante é oferecer condições adequadas para o acolhimento.

Colnago ressaltou a importância de uma ação séria com relação à dependência química e disse que reconhece o trabalho do padre Gilberto Roberto Silva, presidente da AATR, no que diz respeito à dependência química.

“Queremos formar uma verdadeira rede. Não somente com comunidades terapêuticas. Se o problema é complexo e difícil tem que haver um leque de possibilidades e ofertas para o sujeito que sofre com isso”, disse.

Desde o início do ano, a Vice-governadoria é a responsável pela Coordenação Estadual sobre Drogas (Cesd) e reestruturação do Sistema Estadual de Políticas sobre Drogas (Sisesd) que, com a implantação da “Rede Abraço” gerencia as vagas sociais de CT’s conveniadas.

“Refizemos o conceito. Montamos uma equipe para avaliação minuciosa e antes de um encaminhamento temos um diagnóstico psicossocial completo da pessoa que procura o Centro de Acolhimento”, afirma.

O vice-governador pediu à assessoria para agendar uma reunião com padre Gilberto e sua equipe em Vitória na próxima semana. A pauta será a parceria entre Governo do Estado e Casa Reviver.

Novas unidades

A Casa Reviver é uma instituição filantrópica sem fins lucrativos, localizada em Mimoso do Sul-ES, com a finalidade de apoiar pessoas em situação vulnerável. A instituição possui uma unidade masculina adulta para dependentes químicos, três casas lares para idosos e uma residência inclusiva para deficientes mentais.
A partir deste mês até setembro, a AATR vai inaugurar três novas Comunidades Terapêuticas, em Piúma, Ibatiba e a unidade de Jaciguá, visitada ontem pelo vice-governador.

Ainda em julho, acontece o Curso de Capacitação em Dependência Química, promovido pela Associação de Apoio Terapêutico Reviver (AATR) em parceria com a Amme.

O curso de capacitação em dependência química dará condições de aprofundamento no que diz respeito aos conhecimentos teóricos e práticos para desenvolver de maneira eficaz a habilidade no planejamento, organização, supervisão e atuação nos diversos dispositivos direcionados ao acolhimento e tratamento de usuários de substâncias psicoativas.

Capacitação

Dia 18 de julho,na sede da Amme/Reviver, terá início a segunda turma do Curso de Capacitação em Dependência Química para Líderes, Voluntários, Profissionais e Gestores de Comunidades Terapêuticas. A formação dará certificado de120 horas aos participantes e será ministrada pelos profissionais da “Casa Reviver”, comunidade que trata de dependentes químicos localizada em Mimoso do Sul-ES, será aberta a todos os interessados.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES

Geral

Irmã do prefeito eleito de Cachoeiro, Helle’Nice Ferraço morre aos 88 anos

Geral

CPI ouve testemunhas de crime na Câmara de Marechal do acusado apontado como autor do enforcamento de um cachorro em Araguaia