Portal Notícia Capixaba.
Além da arrecadação do Município ter diminuído em cerca de R$ 1,6 milhão, nos quatro primeiros meses deste ano, outro fator que preocupa a Administração são os cortes efetuados pelo Governo Federal e Estadual, na área da saúde.
Em busca de soluções para que a população vargem-altense não venha sofrer ainda mais com os impactos desses cortes, a Prefeitura Municipal de Vargem Alta encaminhou à Câmara Municipal, no último mês, um ofício propondo a devolução dos recursos economizados pela Câmara, para que sejam destinados diretamente para saúde do município.
Para complementar o pedido, o Secretário Municipal de Saúde, Ednei Altoé, participou da sessão da Câmara, no último dia 18-05, como objetivo de informar aos vereadores à situação que se encontra a saúde, em Vargem Alta, e as últimas ações da Secretaria.
Segundo o Secretário, os cortes do Governo irão impactar diretamente nas principais demandas, que são consultas e exames especializados, cirurgias, e outros procedimentos. “É claro que o repasse da Câmara não resolverá completamente a situação, mas somando com os recursos destinados pelo Município, poderá diminuir os impactos desse problema”, explicou.
Ednei complementou ainda que caso sejam devolvidos, esses recursos também ajudarão na manutenção dos serviços de atendimento, no Hospital Padre Olívio e no Pronto Atendimento Municipal.
O prefeito João Bosco frisou que a parceria entre o Executivo e o Legislativo Municipal sempre deu certo e lembrou que nos últimos dois anos, a Câmara devolveu à Prefeitura, aproximadamente R$ 900 mil, economizados pelo Legislativo.
“Estamos esclarecendo aos vereadores o quanto é importante manter essa devolução, sobretudo neste momento de crise, em que os cidadãos são os principais prejudicados”, informou o Prefeito.
O Presidente da Casa, o vereador Luciano Quintino, disse para nossa equipe no jornal online Notícia capixaba, que a Câmara Municipal, é uma grande parceira do Executivo. “Tudo em prol ao desenvolvimento de Vargem Alta, a Câmara vai apoiar”, afirma Quintino.