Alissandra Mendes.
Está tudo quase pronto para a 52ª Festa de Corpus Christi, um dos maiores eventos religiosos do Espírito Santo. A programação oficial começa no dia 31 de maio e segue até o dia 04 de junho, e a expectativa da organização é de receber aproximadamente 80 mil turistas, número registrado no ano anterior pela Polícia Militar.
Ao todo, três voluntários vão trabalhar durante a noite e a madrugada para enfeitar as principais ruas de Castelo. A festa é organizada pela Paróquia Nossa Senhora da Penha em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e Cultura.
Um evento de arte, fé, tradição e união já que os moradores se juntam para enfeitar as principais ruas da cidade com tapetes de evangelização. O tema deste ano é ‘Eucaristia e Serviço à Sociedade’. A festa tem um trajeto fixo com 16 quadros e passadeiras. O ponto alto é a missa de encerramentos, que acontece em frente à Igreja Matriz.
Para garantir o sucesso da festa será montada toda uma infraestrutura especial, com praça de alimentação, feira de Turismo para a comercialização de artesanato e produtos do agroturismo local, valorizando os produtores castelenses.
“Castelo já respira a festa. Neste ano, teremos algumas novidades. Uma delas é a o Encontro de Food Trucks e a beleza e encanto dos tapetes, que a cada ano abordam mais as questões ecológicas e a reciclagem. Além disso, teremos apresentações culturais na Praça Três Irmãos com artistas da cidade e manifestações culturais”, disse o secretário Municipal de Turismo e Cultura, Carlos Alfonso do Val Claure.
Outra novidade para este ano é a forma de arrecadação das barracas de ambulantes. “Os interessados devem procurar a Secretaria ou pelo site da prefeitura (www.castelo.es.gov.br), fazer o cadastro pagar um DAM no banco. Assim que o pagamento for reconhecido pelo Financeiro, a barraca estará liberada. O valor da barraca é de R$ 800,00 para os dias 03 e 04 de junho”, explicou o secretário.
Estrutura para visitantes
A cidade já se prepara para receber os visitantes. “No site da prefeitura, os turistas poderão encontrar os hotéis e restaurantes disponíveis para o dia do evento. Durante a festa, teremos a Praça de Alimentação, administrada pelas entidades filantrópicas de Castelo, o que movimenta a economia local, gera emprego e renda”, completou Carlos Afonso.
A Festa de Corpus Christi é considerada pelos comerciantes locais a segunda melhor época do ano para o comércio, perdendo apenas para o Natal.