terça-feira,
29 de outubro de 2024

Governo e usuários da água da Bacia do Rio Jucu discutem impactos da seca em Marechal Floriano

Portal Notícia Capixaba.

Os usuários de água da Bacia do Rio Jucu, do município de Marechal Floriano, região serrana do Estado, se reuniram, na manhã desta terça-feira (10), com representantes do Governo do Estado, onde foram discutidos os efeitos da grave estiagem que vem afetando o Estado.

A reunião foi realizada no auditório do Centro do Agronegócio no Posto do Café, e contou com a participação dos políticos local, do Sindicato, dos produtores rurais, dos secretários de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca Octaciano Neto, de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice; de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser.

O principal objetivo deste encontro foi no sentido de fortalecer os processos decisórios dos Comitês de Bacias Hidrográficas, que visa buscar soluções compartilhadas que possibilitem a redução do consumo de água diante da estiagem enfrentada nos últimos 40 anos.

2b8ea1e633babc2d6659aba99f038fc6 XL

Durante a reunião, foram ouvidos produtores rurais, secretariados municipais, moradores do município, além de outras entidades, que fazem parte da Bacia do Rio Jucu. Eles se manifestaram suas preocupações com a situação da estiagem, e foram informados de que o Governo vem mobilizando para enfrentar o problema.

Segundo informação do secretário de Agricultura, Octaciano Neto, o Governo vem fazendo gestões junto à Presidência da República e ao Banco Central no sentido de conseguir a prorrogação das dívidas dos produtores rurais que estão vencendo no primeiro semestre de 2015.

Segundo ele, os técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) também estão auxiliando as administrações municipais na elaboração dos decretos de emergência para que a homologação da grave situação vivida pelos capixabas de todas as regiões do Estado.

Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *