Portal Notícia Capixaba.
Os usuários de água da Bacia do Rio Jucu, do município de Marechal Floriano, região serrana do Estado, se reuniram, na manhã desta terça-feira (10), com representantes do Governo do Estado, onde foram discutidos os efeitos da grave estiagem que vem afetando o Estado.
A reunião foi realizada no auditório do Centro do Agronegócio no Posto do Café, e contou com a participação dos políticos local, do Sindicato, dos produtores rurais, dos secretários de Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca Octaciano Neto, de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rodrigo Júdice; de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, João Coser.
O principal objetivo deste encontro foi no sentido de fortalecer os processos decisórios dos Comitês de Bacias Hidrográficas, que visa buscar soluções compartilhadas que possibilitem a redução do consumo de água diante da estiagem enfrentada nos últimos 40 anos.
Durante a reunião, foram ouvidos produtores rurais, secretariados municipais, moradores do município, além de outras entidades, que fazem parte da Bacia do Rio Jucu. Eles se manifestaram suas preocupações com a situação da estiagem, e foram informados de que o Governo vem mobilizando para enfrentar o problema.
Segundo informação do secretário de Agricultura, Octaciano Neto, o Governo vem fazendo gestões junto à Presidência da República e ao Banco Central no sentido de conseguir a prorrogação das dívidas dos produtores rurais que estão vencendo no primeiro semestre de 2015.
Segundo ele, os técnicos do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) também estão auxiliando as administrações municipais na elaboração dos decretos de emergência para que a homologação da grave situação vivida pelos capixabas de todas as regiões do Estado.