Valdinei Guimarães/radiofmz.
A chuva dessa madrugada trouxe alívio, pelo menos nas temperaturas, em vários municípios das regiões Sul e Serrana do Estado. Moradores usaram redes sociais para comemorar e postaram fotos das nuvens carregadas. A maior quantidade de chuva na região foi registrada em Afonso Cláudio.
De acordo com o Incaper, que faz a medição, o volume acumulado chegou a 62 mm no distrito afonsoclaudense de Serra Pelada. Na sede do município, foram registrados 46 milímetros de chuva. Choveu também em outros municípios. Em Vargem Alta, onde a estiagem se estendia desde 21 de dezembro, o volume registrado foi de 27 milímetros. Castelo teve 10 milímetros. Lá, não chovia desde 28 de janeiro.
Venda Nova do Imigrante também teve chuva durante a noite. O volume acumulado foi de 14,5 milímetros. O tempo continuava fechado na manhã desta quinta-feira (05). Depois de tantos dias passando por sol e calor, os vendanovenses se sentiram aliviados e expressaram a alegria nas redes sociais. “Obrigado, mil vezes obrigado. Chuva abençoada!!!”, dizia a postagem de uma moradora.
Venda Nova decretou situação de emergência na última terça-feira (03) e calcula prejuízos de mais de R$ 13 milhões na agricultura. Castelo e Vargem Alta também decretaram emergência e enfrentam cenário de perdas nas lavouras. As prefeituras fazem campanhas para moradores e servidores economizarem água.
Deve continuar chovendo nesta quinta-feira de acordo com o Incaper. A previsão é de pancadas de chuva entre a tarde e a noite no extremo nordeste do Estado. Nas demais áreas do Espírito Santo, as pancadas de chuva começam a partir da tarde, mas chove um pouco em algumas cidades já pela manhã. Entre a tarde e a noite, os ventos sopram com até moderada intensidade por todo o litoral. As temperaturas variam entre 16 °C e 29 °C na Região Serrana e vão de 18 °C a 33 °C nas demais regiões.
Confira quanto choveu nesta madrugada em alguns municípios capixabas:
Castelo: 10 mm
Vargem Alta: 27 mm
Domingos Martins: 9 mm
Afonso Cláudio (sede): 46 mm
Afonso Cláudio (Serra Pelada): 62 mm
Guaçuí: 11 mm
Brejetuba: 31 mm
Muniz Freire: 21,6 mm
Itapemirim: 7 mm