Redação.
A falta de chuva que já dura cerca de 35 dias, deixa o abastecimento de água em Vargem Alta, na região serrana do Estado, em estado de alerta. Por esse motivo, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Vargem Alta (SAAE) registra, nesta época do ano, um aumento considerável de consumo de água tratada. Um dos fatores mais preocupantes, segundo técnicos do órgão, é a incapacidade de reabastecimento dos reservatórios, tendo em vista o longo período de estiagem no município.
Em algumas áreas das regiões que concentram maiores número de usuários, já há registro de falta de água, em parte do dia, devido ao alto consumo. Segundo o Técnico do SAAE, Fábio Salles Barros, a produção não está conseguindo repor a quantidade de água consumida. “As nascentes estão secando e quando cai o nível do reservatório até um nível crítico, por aumento no consumo, perde-se a pressão que leva o abastecimento para partes mais altas das comunidades. Isso não é um problema de manutenção ou questão técnica, mas sim pelo excesso no consumo”, explicou.
Segundo dados do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural do Espírito Santo – INCAPER, não chove significativamente (acima de 5mm) há 24 dias em Vargem Alta. A média de chuva esperada em dezembro (série histórica) é de 258mm, em dezembro de 2014 foram observados 173mm, o que corresponde a 67% do esperado para o período.
O SAAE orienta a necessidade de a população estar consciente e evitar o desperdício de água. “Evitar lavar as calçadas ou molhar ruas, reaproveitar a água quando possível, são pequenas atitudes que nós cidadãos podemos tomar, e que representam uma economia considerável. Com o mínimo de esforço de cada um, os impactos com certeza serão reduzidos.”, informou o diretor do SAAE, Deoclacino de Souza Cardoso Netto.