domingo,
05 de janeiro de 2025

Geral

Comunidade de Melgaço celebra em encontro a importância da concertina

A manhã do último domingo (11) foi marcada por muita animação em Melgaço. A comunidade esteve reunida em um encontro para debater a importância da concertina para o povo pomerano. Durante o evento, foi realizada a exibição de filmes que retratam a utilização do instrumento em comunidades pomeranas, bem como, mini-palestras para os moradores, apresentações musicais e de dança.

“Esse encontro é determinante para que o povo do interior sinta-se orgulhoso de sua essência, de sua cultura e seus costumes”, destacou o presidente da Associação de Moradores, Produtores e Amigos de Melgaço, Alércio Braun.

A servidora pública Alderina Schneider falou em nome da comunidade sobre o que representa a concertina para Melgaço. “Ela nos convida a sempre relembrar nossos costumes, já que a concertina é um instrumento muito usado pelos pomeranos e devemos valorizar quem se dedica a tocá-la”, disse.

Quem também ressaltou o valor do instrumento foi o pastor Anivaldo Kuhn. “A vida foi muito dura para os pomeranos, e os bailes de concertina eram a alegria. Hoje esse resgate feito na comunidade torna-se uma oportunidade de lazer sadio para os jovens. A música exercita a mente cultiva coisas boas”, ressaltou o pastor.

O evento contou com a participação do representante da Associação Cultural e Recreativa de Belém, de Santa Maria de Jetibá, Martin Boldt, que reforçou a ideia de que tocar o instrumento é uma opção de lazer para a juventude. “A concertina é a alegria do povo pomerano transformada em atividades culturais. O aprendizado deste instrumento é uma forma de ocupar o jovem do interior. É uma alternativa de diversão para que ele não ocupe o tempo em coisas erradas”, opinou.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Descubra Alfredo Chaves: o destino perfeito para o verão 2025

Geral

Cesta Natalina beneficia mil famílias em Piúma

Geral

Chuva forte derruba ponte e causa queda de barreiras em Afonso Cláudio

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável