Portal Notícia Capixaba.
A reportagem da TV Gazeta ainda não tem data para ir ao ar. Mas a previsão é que seja exibida entre o final de dezembro e o início de janeiro.
A criação de tilápias em Marechal Floriano é tema de uma reportagem gravada pela TV Gazeta em duas propriedades do município. A repórter Gabriela Ribeti e o cinegrafista Ari Melo vão contar a história de vida do piscicultor Herbert Subtil Fraga, o Herbinho, o primeiro criador de peixes de Marechal. Também vão mostrar uma deliciosa receita de tilápia ao molho branco, preparada pelo administrador Paulo Gilles, da Casa da Bica.
As gravações aconteceram no dia 29, e foram acompanhadas pelas autoridades locais, do técnico da Secretaria de Agricultura, Valério Monteiro e pela jornalista Ana Paula Mill, da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal.
Na reportagem, o piscicultor Herbinho explicou que cria peixes desde 2006 e tem sete tanques na propriedade dele, em Soído de Baixo. Em cada tanque possui cerca de cinco mil peixes. Ele fornece filé de tilápia para a merenda escolar de Marechal, além de vender para bares e restaurantes de Vitória e Vila Velha e para clientes particulares.
Já Paulo Gilles, administrador do restaurante e café colonial Casa da Bica, também cria tilápias em uma propriedade da família. Mas o sistema de criação é diferente. Os peixes são criados em redes. Ele consome e vende, no restaurante, as tilápias criadas no sítio.
Como gosta de cozinhar, Paulo desenvolveu uma receita de tilápia ao molho branco, que será exibida no Jornal do Campo. Depois da gravação, o prato foi degustado e aprovado por toda a equipe que trabalhou na reportagem.
De acordo com o técnico do Incaper de Marechal Floriano, e atual secretário de Agricultura do município, Ubaldino Saraiva, 36% do município de Marechal Floriano é coberto por Mata Atlântica nativa. “Por isso, temos muita água, de excelente qualidade. Isso faz com que se torne possível à prática da piscicultura na nossa região”, explicou o técnico do Incaper.