Portal Notícia Capixaba.
A construção de uma barragem irregular foi flagrada e um filhote de cervo resgatadoo.
Equipes do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) e do Instituto de Defesa Agropecuária Florestal do Espírito Santo (Idaf) constataram um desmatamento de oito mil metros quadrados de vegetação nativa da Mata Atlântica, em estágio inicial de regeneração, na localidade de Recreio, Santa Maria de Jetibá, no último dia 02, após receberem denúncias anônimas.
Em contato com o proprietário e responsável pelo desmatamento, um produtor rural de 42 anos de idade, este informou que não possui autorização do órgão competente para suprimir a vegetação. Foi confeccionado Auto de Infração, Boletim de Ocorrência Ambiental e relatório fotográfico que serão encaminhados ao Ministério Público local, além da Delegacia de Polícia Civil.
Construção irregular de barragem:
Na mesma localidade em outra propriedade, as equipes encontraram uma barragem sendo construída no leito de um córrego sem licenciamento ambiental. O responsável pela propriedade, um homem de 34 anos e o operador da máquina, um homem de 26 anos que estava construindo a barragem, foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Santa Maria de Jetibá e apresentados à autoridade competente, sendo autuados em flagrante.
Resgate de animal silvestre:
O comandante do 3º Pelotão da Polícia Ambiental de Santa Teresa, tenente Adenir Marquez, informou que as constantes degradações do meio ambiente vêm contribuindo para a escassez de água. “Devido aos constantes desmatamentos e diminuição da flora, os animais ficam cada vez mais vulneráveis, o que leva a ocorrer fatos como o desta sexta-feira (03), em que a Polícia ambiental foi acionada para recolher um filhote de cervo que havia sido acuado por cães na zona rural de Santa Maria de Jetibá”.
O animal foi recolhido e após análise dos policiais, ficou constatado que não apresentava ferimentos sendo solto em segurança em seu habitat natural para contato com outros da mesma espécie na mesma região.