“Estudantes da EMEF Antonio Francisco Erlacher participaram do concurso”.
Os estudantes de Domingos Martins foram destaque em mais uma edição da Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro”. Este ano com o tema “O Lugar onde Vivo”, o concurso teve a participação de 79 alunos de 38 unidades de ensino (municipais e estaduais), nas categorias Poemas, Memórias Literárias, Crônicas e Artigos de Opinião.
A Olimpíada de Língua Portuguesa desenvolve ações de formação de professores com o objetivo de contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. Realizada a cada dois anos, promove um concurso de produção de textos que premia as melhores produções de alunos de escolas públicas de todo o país.
Para escrever os textos, os estudantes resgataram as histórias e estreitaram os vínculos com a comunidade, aprofundando o conhecimento sobre a realidade. Todos os trabalhos foram avaliados e selecionados por uma comissão julgadora composta por profissionais da Educação e representantes do segmento de literatura: Angela Ribeiro da Silva, Eucinéia Regina Müller, Evandro Albani Ribeiro, Rita de Cássia Noya Maciel Simões e Sérgio Luiz Bichara. A coordenação da comissão ficou a cargo da pedagoga Eliana de Deus Sobrinho.
Os textos selecionados foram enviados para a etapa estadual e concorrerão com textos dos alunos de todo o estado do Espírito Santo. Em seguida os textos selecionados serão encaminhados para a etapa nacional e a finalização acontecerá com premiação nacional prevista para o dia 1º de dezembro.
A secretária municipal de Educação, Roseli Gonoring Hehr, ressalta que a “olimpíada representa um estímulo a produção escrita dos alunos favorecendo o aprimoramento dos gêneros textuais trabalhados, a pesquisa de personalidades, fatos e histórias locais além do olhar crítico e ao mesmo templo contemplativo do local onde vivemos”.
Segundo a gerente pedagógica da secretaria de Educação, Eucinéia Regina Müller, a iniciativa promove a ampliação de situações de aprendizagem nas salas de aula, valoriza o conhecimento produzido pelos diferentes públicos envolvidos e também dá visibilidade às práticas de ensino da escrita e leitura dos alunos”, finaliza.
Selecionados
Em Domingos Martins foram selecionados os textos nas seguintes categorias:
POEMAS
EMEF Germano Lorosa
Diretor: Dilma
Tema: O lugar onde moro
Professora: Zildete Alves de Lima
Aluno: Edielder Herbest da Silva
EMEF Eugênio Pinto Sant’Anna
Diretora: Angelita da Penha Mayer
Tema: O mistério da Pedra Branca
Professora: Etelvina Virginia R. Schubert
Aluna: Raquel Reinholz
EMEF Aracê
Diretora: Maricéia Aparecida Uliana Rodrigues
Tema: Nossa risonha e linda pedra
Professora: Lenice Garcia de Freitas
Aluna: Thaynara Maria Canal Silva
MEMÓRIAS LITERÁRIAS
EMPEF Córrego São Bento
Diretora: Claudina Maria Christ
Tema: Meu mar de lembranças
Professora: Cleuzimária Rodrigues
Aluna: Olyana Simmer Pederzine
EMEFM Mariano Ferreira de Nazareth
Diretor: Ângelo José Leite
Tema: Sou do tempo em que…
Professora: Daniela Maria Rossi
Aluna: Laryssa Teixeira Trabach Eleutério
CRÔNICA
EEEFM de Ponto Alto
Diretor: Marcelo Antônio Neves
Tema: Offline
Professora: Joyce Klippel de Mello
Aluno: Gabriel Erlacher
EMEF José Uliana
Diretor: Patrícia de Lourdes Galvani
Tema: Primeira Crônica
Professora: Sirlene de Lurdes Bravim Beltrame
Aluna: Andryelli Broedel da Conceição
ARTIGO DE OPINIÃO
EEEFM Pedreiras
Diretora: Elizabeth Drumond Ambrósio Filgueiras
Tema: Aldeia global e o inhame rosa
Professor: Isac Piovesan Careta
Aluna: Fabiana Peterle