Notícia Capixaba.
O ônibus do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha, criado pelo Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo, permanecerá até a próxima sexta-feira (19) estacionada no pátio da Igreja Católica, centro do município. E visa contribuir com julgamento de processos relativos à violência doméstica contra a mulher do município de Vargem Alta.
Os trabalhos foram iniciados, nesta segunda feira (15), em uma solenidade de abertura que contou com a presença do Prefeito Bosquinho; da Desembargadora de Justiça do Espírito Santo, Hermínia Maria Silveira Azoury, além da secretária municipal de assistência e desenvolvimento social, Marilza Onilia Silveira Fin entre outras autoridades do Município.
A equipe de atendimento, formada por representantes do Judiciário, Ministério Público, Defensoria Pública, Polícias Civil e Militar, assistentes sociais e psicólogos, ficará no local para atender ao público durante essa semana.
O ônibus onde está instalado o Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha do Tribunal de Justiça, é um pouco maior do que um ônibus padrão do sistema Transcol. Depois de adquirido da Mercedes Benz, o ônibus foi totalmente adaptado para atender às necessidades técnicas do Judiciário. Todas as salas possuem mesa e cadeiras. O ônibus também tem ar condicionado e sua adaptação foi acompanhada por técnicos do Tribunal de Justiça.
O coletivo possui uma sala para a equipe multidisciplinar, onde psicólogos e assistentes sociais prestam atendimento a mulheres vítimas de violência ou a seus familiares; a sala do Ministério Público; outra para a Defensoria Pública; a sala de audiência – onde o juiz ouve as partes e interroga as vítimas, acusados de testemunhas – e o cartório do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha.