Neste domingo (31) foi de adrenalina e esporte em Campinho com a realização do Campeonato Brasileiro de Mountain Bike. Centenas de moradores e também turistas acompanharam a largada e a chegada dos atletas, no centro da cidade.Com tempo firme e céu azul, mais de 300 ciclistas vindos de estados como São Paulo, Bahia, Santa Catarina, Pernambuco, Minas Gerais e Mato Grosso, além de capixabas, iniciaram a prova (com percurso de quase 70 km) pouco mais das 9 horas. O prefeito Luiz Carlos Prezoti Rocha, o Carlinhos Borboleta, e a secretária de Estado de Esportes e Lazer, Lilian Siqueira, estiveram presentes e autorizaram o início da competição.
Foram realizadas provas para atletas confederados (profissionais) em diversas categorias, e também para amadores (aqueles que praticam o esporte mas que não são ligados à Confederação Brasileira de Ciclismo). Na elite masculina, grupo que concentra os melhores do país, o campeão foi Orlando Alves da Silva (SP) com o tempo de 2h37min. Em seguida vieram João Paulo Firmino (SP) e Halysson Henrique Pereira (SP).
Já entre as mulheres, a campeã brasileira foi Tania Clair Pickler Negheborn (SC), com o tempo total de 3h27min. O pódio ficou completo com Ana Luisa Panini (SP) em segundo, e Sofia Isabel Subtil, em terceiro.Nas demais categorias os vencedores foram: Leonnardo Carreira Botelho (Sub 30); José Luiz de Oliveira Franco (Máster A 30-34); Silvio Otávio de Amorim (Máster A 35-39); João Erildo Silva (Máster B 40-44); Maurício Dias da Silva (Máster B 45-49); Niedson de Albuquerque (Máster C); Heleno Caetano Borges (Máster C 50-54) e Adolfo Mariano de Oliveira (Máster C 55-59).
Martinenses no pódio.
O brasileiro de Mountain Bike reservou ainda muitas emoções para os atletas amadores com o GP Brasil. Centenas de participantes realizaram o percurso e muitos martinenses chegaram ao pódio. Na categoria Super 17 todos os cinco primeiros lugares são de Domingos Martins. O campeão foi Luiz Felipe Huber, com o tempo de 2h18min e o segundo lugar ficou com Paulo Ricardo Reinholz (2h21min). Completaram o pódio os jovens Arthur Noia Assumpção (2h34min); Felipe Raul Klein (2h46min); Thiago Romaguera (3h01min) e Guilherme Stein Pires (3h20min). O também martinense Emerson Solanger Monhol conquistou o segundo lugar na categoria Expert B.
Os demais vencedores do GP Brasil foram: Roberto Schneider (Cadate A); Luan Machado (Cadete B); Wendel Moro (Expert A); Luciano Alochio (Expert B); Roberto Merçon Expert C); Leila da Silva (Feminino Expert); Christopher Brunoro (Paradesportista) e Gisele Calabrez e José Marcelo Bueno (Dupla Mista). Para ver a classificação completa, clique aqui.
Enquanto os adultos realizavam a prova, a criançada se esbaldou na Corrida Kids. Pequeninos e pequeninas fizeram provas no mesmo local de largada e chegada do brasileiro de Montain Bike e garantiram momentos de muita alegria e diversão. Segundo a organização do evento, a iniciativa tem o objetivo de incentivar a prática do esporte. Todos foram ao pódio e ganharam medalhas de participação.