Uma equipe do Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA) apreendeu vários pássaros da fauna silvestre brasileira, armas de fogo e munições em três residências na localidade de São José do Rio Claro, zona rural do município de Santa Maria de Jetibá, no último dia 25.
Após o recebimento de denúncias anônimas, os policiais seguiram até o local indicado visualizando os pássaros silvestres em três residências que durante a abordagem, seus proprietários informaram não possuir registros junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
No decorrer das abordagens, além dos onze trinca-ferros, os policiais apreenderam um papagaio-chauá que se encontra na lista de risco de extinção, duas espingardas calibre 36, uma espingarda calibre 32, vinte cartuchos, oito espoletas, dois recipientes contendo pólvora e esferas de chumbo e uma foto de uma paca abatida.
Os pássaros, as armas e as munições estavam sendo mantidos sem registros nas residências de três homens, que foram conduzidos para a Delegacia de Polícia de Aracruz, onde foram autuados em flagrante.
Ao término da ocorrência, os animais foram encaminhados ao Centro de Reabilitação e Introdução de Animais Selvagens (Cereias), onde receberão atendimento veterinário, alimentação apropriada em espaço físico adequado até que possam voltar à natureza.