Redação.
“A jornalista é a mais nova âncora no jornalismo em Marechal Floriano”.
Considerada uma das melhores jornalistas policial do Estado, Ana Paula Costa Mill é formada em Comunicação Social – Jornalismo pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) desde 1996. Pela sua experiência, ela foi convidada para dar palestras e aulas sobre Jornalismo Policial em várias faculdades do Estado, na última década. Após uma rápida passagem de quatro meses pelo Jornal A Tribuna, atuou durante 14 anos como repórter policial da Rede Gazeta, onde permaneceu até o mês de maio deste ano.
Ganhadora do Prêmio Capixaba de Jornalismo em 2007, com a série de reportagens intitulada “Policiais a Serviço do Tráfico”, feita em parceria com Bárbara Zaganelli. Com a mesma reportagem, foi também a vencedora do Prêmio Rede Gazeta de Jornalismo, na categoria Jornal Impresso.
Em 2010, um crime que chocou o Espírito Santo e teve repercussão nacional, levou Ana Paula Mill e os colegas Nuno Moraes, Deborah Hemerly e Anny Giacomin, mais uma vez, ao seleto grupo dos melhores do Prêmio Capixaba de Jornalismo. A matéria “Minha Punição é a Morte”, publicada no Jornal Notícia Agora, venceu pelo “voto popular”. A reportagem mostrou ao país e ao mundo a história do pai que jogou as duas filhas pequenas – de dois e quatro anos – da Ponte de Nova Almeida, na Serra. Ele ficou conhecido como o “Monstro da Ponte”.
Outro caso de repercussão, acompanhado do começo ao fim pela jornalista, em cobertura para a Rede Gazeta, foi o do taxista Deonésio Geik, conhecido como o “Maníaco do Táxi”, de Marechal Floriano. Ele foi condenado a 23 anos de prisão pelo assassinato da jovem Thaís Lyrio de Andrade, 19 anos, em junho de 2012. A prima dela, Tânia Rodrigues Pereira, está desaparecida desde outubro de 2009, e as suspeitas recaem sobre Geik.
Depois de tantas matérias de repercussão, agora Ana Paula se destaca à frente da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marechal Floriano, além de ser colaboradora do portal Notícia Capixaba.“É com muito orgulho que venho trabalhar em Marechal Floriano, cidade que frequento desde bebê, já que a minha família, descendente de alemães, tem propriedade em Rio Fundo há 60 anos. Meus antepassados estão entre os fundadores de Santa Maria de Marechal. Então, a minha relação com esta cidade e com esta região é profunda e muito antiga”, revelou.
Com o trabalho no “Notícia Capixaba” e na Assessoria de Comunicação da Prefeitura, Ana Paula pretende mostrar ao mundo o que Marechal Floriano tem de melhor. “Nossa cultura, nossa culinária e nossas paisagens e o nosso turismo são riquíssimos. Se depender de mim e das minhas reportagens, todas as nossas belezas serão levadas para o mundo”, frisou a jornalista.
Para o jornalista responsável pelo portal Notícia Capixaba, Rael Sérgio, a jornalista foi um presente que Deus enviou para o município de Marechal Floriano. “O município está de parabéns por ter uma jornalista de nível estadual com competência e profissionalismo”, parabenizou Rael.
Ana Paula também trabalha com o esporte para divulgar Marechal Floriano. Junto com a irmã Andrezza Costa Mill Borgo – professora da Escola Nicolau Kröhling, em Santa Maria – participa do Circuito Brasileiro de Natação Master, promovido pela Associação Brasileira de Natação Master (ABMN).
“São quatro competições por ano, em todo o País. Em cada lugar que vamos, levamos a Bandeira de Marechal Floriano. Levamos, também, algum objeto que represente o município. Nos desfiles de atletas e nas arquibancadas dos parques aquáticos, tem sempre a Bandeira de Marechal, ao lado da Bandeira do Espírito Santo. E, por meio da Natação, já tornamos o nosso município conhecido e reconhecido em todo o País. Não só a Natação merece destaque. Outros esportes como o Taekwondo, o Vôlei, o Handebol, o Basquete e o Skate levam o nome de Marechal ao lugar mais alto do pódio. E o apoio que recebemos do município é muito importante para continuarmos o nosso trabalho. Esse é o momento, da minha vida profissional e da minha carreira, de dar o retorno a Marechal Floriano, de tudo de bom que já recebi daqui”, finalizou a jornalista.