domingo,
22 de dezembro de 2024

Geral

Encontro da Cultura Italiana leva multidão em Araguaya

Ana Paula Mill.

Três dias de muita comemoração, dança, música e comida típica em Araguaia, Marechal Floriano. Assim foi a 7ª edição do Encontro da Cultura Italiana, que atraiu uma multidão à charmosa localidade.

Os festejos começaram na sexta-feira (01) e seguiram até a noite de domingo (03). Nem mesmo o friozinho da primeira noite atrapalhou a comemoração. Na abertura, o prefeito Lidiney Gobbi, que tem origem italiana, frisou a importância do evento. “É uma festa para comemorar as nossas tradições e mostrar tudo isso para as gerações futuras”. Ele também destacou as obras e as melhorias para a comunidade de Araguaia, como o Campo Bom de Bola, em parceria com o Governo do Estado, e o posto de saúde.

Na sexta-feira, o grupo de dança Piccoli Granelli e do Coral Piu Bello fizeram grandes apresentações.

No sábado, o dia começou com a Caminhada do Nonno, passando por Torneio de Cinquilho e cantarola na Casa do Nonno. O ponto alto da noite foi o Desfile Bambini, quando 30 crianças da localidade desfilaram com trajes típicos e receberam faixas de príncipes e princesas da festa. Eles representaram as famílias italianas que colonizaram a localidade. Os grupos de dança Piccoli Granelli e Granelli Dei Monte fizeram apresentações de tirar o fôlego e arrancaram aplausos do público. O grupo Giocco di Mora também fez uma linda apresentação com músicas italianas.

Para iniciar o domingo, missa e torneio de bisca. O almoço foi servido ao som de Mirano Schüller e Banda, que fez muita gente levantar da cadeira e dançar.Crianças da comunidade e alunos da Escola Victorio Bravin fizeram um desfile cultural, contando um pouquinho da história da colonização italiana. O desfile foi apresentado pela diretora da escola, Liane Catelan.

Depois, o grupo de dança Di Ballo Nova Trento, de Guaraná, em Aracruz, fez uma apresentação muito animada, ao som das tarantelas. Para acompanhar, pandeiros enfeitados com fitas coloridas.Em seguida, o grupo Piccinini Dei Monti também se apresentou e fez todo mundo cantar “La Bella Polenta”, finalizando as apresentações dos grupos de dança.

A festança só acabou depois das 21 horas. Para os organizadores, foi um recorde de público. A organização estima que passaram por Araguaia três vezes mais pessoas do que o número estimado.

O 7º Encontro da Cultura Italiana é uma festa feita pelas famílias italianas de Araguaia, que trabalham o tempo inteiro para preservar as tradições. Toda a organização do evento foi da comunidade de Araguaia, que não mediu esforços para que tudo desse certo. A Prefeitura de Marechal Floriano deu apoio à festa.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES

Geral

Irmã do prefeito eleito de Cachoeiro, Helle’Nice Ferraço morre aos 88 anos

Geral

CPI ouve testemunhas de crime na Câmara de Marechal do acusado apontado como autor do enforcamento de um cachorro em Araguaia