sábado,
21 de dezembro de 2024

Geral

Marechal produz 50 tonelada de mel, e vai ganhar Casa de produção

Ana Paula Mill.

Uma parceria entre a Prefeitura de Marechal Floriano, a Câmara Municipal, produtores rurais – por meio da Associação de Desenvolvimento Comunitário de Boa Esperança (Adecobes) – o Sebrae e o Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) viabilizou o projeto de construção de uma Casa de Mel, que vai beneficiar cerca de 100 produtores de Marechal.

Hoje, Marechal Floriano produz cerca de 50 toneladas de mel por ano. Quando a Casa de Mel estiver funcionando, a produção passará a ser de 100 toneladas por ano. Vai dobrar a nossa capacidade de produção”, ressaltou o prefeito Lidiney Gobbi, acrescentando que o projeto é de extrema importância, pois ajuda o produtor rural a mais uma fonte de renda.

“Outro fator interessante é que as abelhas que produzem esse mel também ajudam na polinização, o que aumenta a produção na agricultura de um modo geral”, destacou Lidiney Gobbi, que acompanha de perto todo o processo.

O secretário de Agricultura de Marechal, Ubaldino Saraiva, disse que o objetivo maior é dar apoio ao apicultor. “Já fizemos cerca de 10 reuniões para discutir a organização do setor. A Casa do Mel vai ser construída em Boa Esperança, a 15 quilômetros da sede. Esse terreno foi cedido pelo produtor Cornélio Littig, que doou a área para o município. O projeto já está pronto, e os recursos já chegaram ao município”.

O presidente da Câmara Municipal, João Cabral, também frisou que o mel vem para complementar a renda familiar de muitas famílias que já plantam café. “Isso ajuda a evitar o êxodo rural e, em muitos casos, o que era uma segunda opção de renda do produtor, já passa a ser a primeira”.

A previsão é de que a obra seja entregue aos produtores até o início do próximo ano. O Ifes contratou o Instituto de Inovação e Tecnologia Saviesa, que é o responsável pela implantação do projeto no Estado. É um investimento do Ministério da Integração Nacional, com recursos repassados para o Ifes e para o Instituto Saviesa.

“Em Marechal, o projeto Apisfrut vai equipar a Casa do Mel com maquinário e, também, equipamentos de escritório, que é o centro de inteligência do local. Ele vai estar ligado a uma rede estadual que vai viabilizar a compra de insumos, venda de produtos, acesso a novas tecnologias e pesquisas, além de outros benefícios”, afirmou a zootecnista Karina Moreira Nolasco de Carvalho, do Instituto Saviesa. O projeto todo, no Estado, envolve 30 municípios. O custo é de R$ 13 milhões.

Os irmãos Delmir e Elmar Littig são da terceira geração de uma família de apicultores. Para eles, o projeto só vai trazer benefícios. “Trabalhamos com apicultura desde a época do nosso avô, mas nunca tivemos o acompanhamento técnico. Agora, com a Casa de Mel, podemos adquirir novos conhecimentos, maquinário, buscar novos mercados, abrindo o nosso leque de opções. Podendo beneficiar o nosso produto e colocá-lo nas prateleiras de supermercados, podemos agregar muito mais valor”, disse Delmir.

 

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES

Geral

Irmã do prefeito eleito de Cachoeiro, Helle’Nice Ferraço morre aos 88 anos

Geral

CPI ouve testemunhas de crime na Câmara de Marechal do acusado apontado como autor do enforcamento de um cachorro em Araguaia