domingo,
22 de dezembro de 2024

Geral

Carteira de Trabalho agora é informatizada em Domingos Martins

Os trabalhadores de Domingos Martins já podem solicitar a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CPTS) informatizada. O Ministério do Trabalho e Emprego modificou o sistema de emissão do documento, que agora torna-se mais seguro contra rasuras e fraudes no Seguro-Desemprego, Fundo de Garantia do Tempo do Serviço (FGTS) e benefícios previdenciários.

O serviço está disponível na Casa do Cidadão, em Campinho. Anteriormente entregue no ato do cadastro do trabalhador, a carteira agora é emitida somente após protocolo e envio de documentos para o Ministério do Trabalho e Emprego.

O coordenador de atendimento da Casa do Cidadão, Armindo Klitzke, explica o novo procedimento: “A partir de agora o trabalhador deve protocolar o pedido aqui conosco e apresentar os documentos exigidos (veja a relação completa abaixo). Todo esse material é enviado para o ministério para a confecção da carteira, que, em seguida, é reenviada para nós. Cabe ao trabalhador retirá-la aqui na Casa do Cidadão. Todo este processo leva, no máximo, 30 dias”.

Para aqueles que possuem a Carteira de Trabalho manuscrita, a troca para a versão informatizada é opcional. Nos casos de pedidos de segunda via ou perda, o documento é emitido de acordo com o novo sistema.

O novo documento tem capa azul em material sintético mais resistente que o usado no modelo anterior, é confeccionado em papel de segurança e traz plástico autoadesivo inviolável que protege as informações relacionadas à identificação profissional e à qualificação civil do indivíduo – os dados mais visados por falsificadores. Todas as informações pessoais do trabalhador e sua fotografia são impressas na carteira no momento da emissão. Na carteira manual (antiga), as informações eram preenchidas à mão.

Além da segurança, a informatização facilita a identificação dos trabalhadores por meio de uma base única de dados. Em caso de extravio do documento, o trabalhador poderá pedir uma nova via em qualquer posto do ministério, em qualquer Estado do País.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES

Geral

Irmã do prefeito eleito de Cachoeiro, Helle’Nice Ferraço morre aos 88 anos

Geral

CPI ouve testemunhas de crime na Câmara de Marechal do acusado apontado como autor do enforcamento de um cachorro em Araguaia