Notícia Capixaba.
Aconteceu na manhã deste sábado (28), o primeiro Passeio Ciclístico do Proerd no Estado do Espírito Santo, realizado pela Polícia Militar, através 6ª Companhia Independente, com apoio da coordenação estadual do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e a Prefeitura Municipal de Marechal Floriano.
Cerca de 250 pessoas participaram do evento, reunindo alunos do Programa e de todas as escolas do Centro de Marechal Floriano e seus familiares. Também participaram do passeio o comandante da 6ª Companhia Independente, major Marcelo Correia Muniz, o coordenador do Proerd na região, capitão Antônio de Almeida, os instrutores cabos Cristina e Wagner, soldados Schneider e Piveta, além de várias autoridades do município.
Tal passeio visou conscientizar a população Florianense sobre os malefícios das drogas e estimular ao estilo de vida saudável, promover uma interação da comunidade com a Polícia Militar, divulgar as ações e a importância do Proerd envolvendo os familiares dos alunos e comemorar o Dia Internacional de Combate às Drogas, estipulada pela ONU em todo o dia 26 de junho.
O evento teve o seu início na área de eventos da Italemanha, onde ocorreu um alongamento orientado por um professor de educação física. Os participantes foram escoltados pela Polícia Militar e Bombeiros Militares para o caso de alguma emergência. Após o fim do percurso, com retorno ao ponto de saída, houve distribuição de frutas, água, sorteios de brindes e a distribuição de medalhas pela participação.
Dia Internacional de Combate às Drogas:
Em 1987, a Organização das Nações Unidas (ONU) determinou 26 de junho como o Dia Internacional de Combate às Drogas. A primeira conferência sobre o assunto foi convocada pela ONU em fevereiro de 1990, firmando de 1991 a 2000 como anos internacionais de combate às drogas.
Em 1997 a ONU criou o Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC, na sigla em inglês) com o objetivo de prestar cooperação técnica aos países-membros para reduzir os problemas na área de saúde (como o HIV) e social (como a violência) que tenham relação direta ou indireta com drogas ilícitas e o crime. A cada ano, no mês de junho, o UNODC prepara uma campanha internacional de prevenção a drogas, visando contribuir para o desenvolvimento socioeconômico dos países ao promover justiça, segurança, saúde e direitos humanos.
As drogas já se tornaram um mal social em todo mundo. No Brasil, os dados são particularmente alarmantes. De acordo com o mais recente estudo apresentado pela ONU, a proporção da população brasileira que consome cocaína cresceu de 0,4%, em 2001, para 0,7%, em 2005. Em 2001, 1% dos brasileiros entre 15 e 65 anos consumia a droga. O índice subiu para 2,6% em 2005. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o mundo tem pelo menos 200 milhões de consumidores de drogas, dos quais 40 milhões são dependentes.(Fonte: Fonte: http://www.unodc.org/brazil).
O Proerd:
O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistance Education (DARE), surgido em 1983. No Brasil o programa foi implantado em 1992 e hoje conta com quatro currículos: Proerd séries iniciais, para crianças de pré-escola ao 4º ano, Proerd para alunos do 5º e 7º anos do ensino fundamental e Proerd para Pais/Comunitário.
Em Marechal Floriano e Domingos Martins o Programa é desenvolvido em todas as escolas e trabalha com os alunos do 5º e 7º ano, abordando em sala de aula os malefícios do uso de drogas e consequentemente estimulando os alunos a terem uma vida saudável.