Rael Sérgio.
Ficou definido numa reunião realizada na manhã da última quarta-feira (18), no gabinete da prefeitura de Marechal Floriano, o prazo para implantação do sistema é de Videomonitoramento nas Vias Pública na cidade em aproximadamente 120 dias.
A reunião contou com a presença do prefeito Lidiney Gobbi, do Coordenador da Sesp Tenente-Coronel Sérgio Pereira Ferreira, do major Marcelo Muniz, dos vereadores Juarez Xavier e Alcino Diniz, além do delegado Geraldo Peçanha, do secretário de obras Luís Magno e do gerente de informática da prefeitura, Robson Lutzke.
De acordo com o Coordenador Sérgio Ferreira, o Estado fornecerá ao município equipamentos de radiocomunicação, que estabelecem os circuitos de dados (links) entre a central de monitoramento e as câmeras, software de gerenciamento e armazenamento das imagens, componentes auxiliares, materiais necessários, serviços de instalação e treinamento de operadores.
Na reunião ficaram confirmado os locais onde serão instaladas as vinte câmeras de videomonitoramento, entre elas, na localidade de Alto Marechal e no Batatal, e o espaço físico para implantação ou ampliação da Central Integrada de Monitoramento (CIM), que será no mesmo imóvel da Torre de TV, no Morro da Macefel.
Sérgio Ferreira disse que o programa “Olho Digital” é uma iniciativa do governo do Estado, para ajudar a reduzir os números de crimes que vem acontecendo no Espírito Santo.
Ele explicou ainda que os equipamentos serão de alta resolução, o que possibilita a identificação de rostos, placas e até objetos pequenos.
“Esse programa Olho Digital, que faz parte do programa Estado Presente, será de suma importância para o município”, disse o major Marcelo Muniz, comandante da 6ª Cia Independente da Polícia Militar.
“As imagens serão fundamental em caso de investigação de crimes”, contou o delegado Geraldo Peçanha.
“Nossa preocupação é zelar pela segurança dos moradores e turistas da nossa cidade. E ficou feliz por Marechal Floriano ser pioneiro no interior do Estado com essa implantação”, destacou Lidiney.
O investimento da implantação do sistema é de Videomonitoramento, custará ao cofre público o valor de R$ 818.995,00.