Notícia Capixaba.
A ação faz parte do Programa de Capacitação da Defesa Civil Estadual. O exercício simulado visa zelar pela segurança da população durante o período de chuva, diminuir os danos e prejuízos causados por desastres e aumentar a percepção de risco nas comunidades residentes em áreas vulneráveis.O treinamento que foi organizado pela Defesa Civil Estadual e Municipal, com o apoio da Secretaria Nacional de Defesa Civil
Foram desenvolvidas atividades de preparação para desastres que vão desde a emissão do alerta com a evacuação das casas até o atendimento as vítimas. Durante o exercício foram dadas orientações às famílias sobre como agir em caso de chuvas fortes, com a distribuição de material informativo.
O simulado também proporcionou a capacitação de agentes de Defesa Civil para trabalhar na comunidade residente em áreas de risco, visando atuar preventivamente em situação de desastre com a criação de um sistema de monitoramento, alerta e alarme e garantir a segurança da população durante o período de chuva.
O exercício envolveu equipes de outros órgãos, como o Corpo de Bombeiros e as secretarias municipais, a fim de colocar o Plano de Contingência em ação. Os moradores da região participaram de atividades que simulam situações reais de desastre, desde evacuação das casas, até o atendimento a vítimas.
A Defesa Civil Estadual faz um alerta às pessoas que vivem em áreas de risco: é preciso dobrar a atenção no período chuvoso. Em caso de risco iminente a população deve acionar a Defesa Civil Municipal.