Notícia Capixaba.
Nesta terça-feira (03) será a vez dos moradores de Vargem Alta,região serrana do Estado, participarem da audiência pública que irá debater o Programa Municipal de Riscos, realizada pelo Governo do Espírito Santo, por meio da Secretaria de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano (Sedurb), e a Prefeitura. O evento será realizado no Centro de Convivência do Idoso da cidade, às 18 horas, e tem como objetivo apresentar e discutir os estudos do programa e projetos de engenharia na área de contenção de riscos desenvolvidos no município.
A iniciativa, que faz parte dos projetos estratégicos do Governo, está incluída no “Programa Capixaba de Adaptação às Mudanças Climáticas” e visam a prevenir e evitar a ocorrência de desastres naturais relacionados a chuvas, enchentes, enxurradas e deslizamentos de encostas. O investimento nessas ações é de R$ 5.944.266,05.
Os planos beneficiam 17 municípios capixabas. Além de Vargem Alta, são beneficiados: Ibatiba, Mimoso do Sul, Rio Novo do Sul, Afonso Cláudio, Alegre, Bom Jesus do Norte, Iconha, João Neiva, Domingos Martins, Marechal Floriano, Santa Leopoldina, Santa Maria de Jetibá, Santa Teresa, Castelo e Viana. A escolha das cidades foi feita de acordo com critérios técnicos, baseados nas regiões mais atingidas pelos desastres naturais nos últimos anos.
Planos
O Plano Diretor de Águas Pluviais/Fluviais (PDAP) é a ferramenta para implementação de políticas públicas que visam a suavizar os efeitos de chuvas intensas. Também planeja os investimentos em infraestrutura de drenagem, considerando a integração do uso e ocupação do solo de forma a minimizar seus impactos no escoamento das águas pluviais e fluviais.
Já o Plano Municipal de Redução de Risco Geológico (PMRR) visa ao planejamento para orientação dos municípios na execução de ações para prevenção e redução do risco de deslizamento de encostas.
Com informação: Secom.