sábado,
26 de outubro de 2024

POLÍCIA AMBIENTAL PROMOVE PLANTIO DE MUDAS DE ÁRVORES NATIVAS EM ZONA RURAL DE VARGEM ALTA

Notícia Capixaba/Roberto Martins.

A ação faz parte de um projeto da Polícia Ambiental que visa recuperar nascentes e solos degradados.

A Polícia Ambiental promoveu uma ação de educação ambiental para estudantes na localidade de Claros Dias, zona rural do município de Vargem Alta, que foi muito além das lições em sala de aula. Desta vez, além da palestra, que foi ministrada ao ar livre para 43 alunos da escola Pedro Milaneze, com idades entre 08 e 10 anos, os estudantes puderam colocar em prática os conhecimentos ministrados, já que cada um deles realizou o plantio de uma muda de árvore nativa da Mata Atlântica numa área em que fica em uma nascente, que precisa ser reflorestada, na tarde do último dia 07 (quarta-feira).

Após a atividade com os alunos, servidores da Prefeitura Municipal de Vargem Alta continuaram o plantio, sendo, ao todo, plantadas 500 mudas de árvores nativas, tais como ipê, angico, quaresmeira, aroeira, dentre outras.

Para o comandante da 4ª Companhia de Polícia Ambiental, capitão Reinaldo Faria, a atividade foi muito gratificante. “No rosto de cada uma dessas crianças posso ver um brilho de esperança, de confiança no futuro que está por vir. Somente educando nossas crianças e as conscientizando de suas responsabilidades neste mundo que herdarão de nós é que poderemos descansar, após nossa passagem por aqui, com a certeza de que o futuro da humanidade estará garantido”, disse o oficial.

Saiba mais:

A atividade faz parte de um projeto denominado “Recuperando Nascentes”, da Polícia Ambiental, que visa recompor a vegetação de áreas em que haja afloramentos de água, com a finalidade de recuperar o potencial hídrico do manancial. O local de plantio, nesse evento, foi identificado a partir das ações de fiscalização, nas quais um agente da Polícia Ambiental, o sargento José Silva, tomou conhecimento de que a nascente que abastece a comunidade, que tem aproximadamente 25 famílias, está com um volume de água baixo, já no limiar da possibilidade de atendimento dos moradores. Por isso, foi contatado o proprietário da área que, diante dos argumentos que lhe foram apresentados, aceitou ceder a área para o plantio.

A partir daí, foram feitos contatos com outros órgãos e atores sociais, sendo marcada uma reunião na comunidade, que aconteceu no dia 18 de março de 2014. Nesta reunião, se fizeram presentes o prefeito municipal, secretários de meio ambiente, obras, representante da Câmara de Vereadores e cerca de 40 pessoas residentes na comunidade, que trataram do assunto, que se reveste de grande importância para aquela região.

Interação:

A partir daí, a Polícia Ambiental solicitou mudas de espécies nativas da Mata Atlântica para o plantio, que foram cedidas pela Pastoral da Ecologia de Cachoeiro de Itapemirim. A municipalidade, por sua vez, assumiu o compromisso de ceder o material – estacas, mourões e arame – para proteger a área, possibilitando o plantio das mudas. Já a comunidade se comprometeu a participar do processo de plantio das mudas e dos cuidados necessários para que no local se forme uma vegetação que possibilite a recuperação da nascente.

Este foi o segundo evento do Projeto, que está em plena execução. Os próximos plantios estão planejados para serem realizados na localidade de Fruteiras, também em Vargem Alta e no município de Presidente Kennedy, também em uma região de nascentes.

 
Compartilhe

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *