Rael Sérgio.
A implantação de câmeras para o videomonitoramento das infrações tanto no trânsito quanto em crimes em geral.
O município de Marechal Floriano, região serrana do Estado, vai ganhar uma excelente ferramenta, a implantação de câmeras para o videomonitoramento das infrações tanto no trânsito quanto em crimes em geral.
O prazo para implantação do sistema é de 180 dias a contar de fevereiro de 2014. A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) fornecerá ao município equipamentos de radiocomunicação, que estabelecem os circuitos de dados (links) entre a central de monitoramento e as câmeras, software de gerenciamento e armazenamento das imagens, componentes auxiliares, materiais necessários, serviços de instalação e treinamento de operadores.
Segundo o secretário estadual de Segurança Pública André Garcia, inicialmente serão instaladas vinte câmeras de videomonitoramento, e o investimento poderá chegar aproximadamente R$ 850 mil.
A Sesp informou que o município vai monitorar as câmeras e aciona a Polícia Militar quando necessário, e as imagens também auxiliarão a Polícia Civil em caso de investigação de crimes.
De acordo com a secretária, o espaço físico para implantação ou ampliação da Central Integrada de Monitoramento (CIM), mobiliários e recursos humanos para executar as atividades de monitoramento das câmeras será de competência do município.
O sistema é apontado como grande aliado no combate à criminalidade. Em cidades que contam com monitoramento eletrônico, os índices de violência reduziram drasticamente, pois as câmeras, além de inibir a ação dos bandidos, auxiliam também na identificação dos autores dos delitos. Com as imagens e informações obtidas através da central de monitoramento é possível avançar muito em qualquer setor de investigação.