domingo,
22 de dezembro de 2024

Geral

Pés de couve gigantes vêm sendo atração em Vargem Alta

Pés de couve têm chamado à atenção de moradores do município de Vargem Alta. Elas foram plantadas no quintal da casa de um comerciante, em Vargem Alta, há cerca de um ano e meio, e já atingiram mais de quatro metros de altura. O dono das plantas gigantes garante que não sabe por que elas atingiram essa dimensão. Mas para um técnico do Instituto capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Produção Rural (Incaper), o tamanho “inusitado” da hortaliça só depende de cuidado e dedicação.

A história começou há cerca de um ano e meio, quando José Maria foi até a casa de um vizinho e pegou mudas de um pé de couve que havia no quintal. O comerciante afirmou que não sabe por que as plantas ficaram tão altas. “Foi crescendo. De especial mesmo foi só que eu amarrei bambu neles para o vento não derrubar”, disse.

Atualmente, os pés têm mais de quatro metros de altura. Para José, as plantas são motivo de orgulho, e ele torce para que elas cresçam ainda mais. “Deve crescer um pouco mais. Dá para ver nas folhas que o calor está afetando, mas estou com esperança de que chuva venha e que possa crescer ainda mais”, contou.

A casa do comerciante tem três andares. E até do terraço dá pra ver a planta bem de perto.
Nos fundos da casa também há mais pés de couve, e tudo indica que eles também vão ficar bem altos. Maria, esposa do comerciante, é quem ajuda a cuidar dessa plantação. Uma vizinha do casal conta que os pés de couve impressionam quem passa pelo local. “Várias pessoas passam, perguntam como eu tiro a folha de couve. A gente fala que é com a escada, brinca… As pessoas filmam e ficam encantadas”, disse Penha Loureiro.

Um técnico do Incaper explica que com cuidados e sustentação, o crescimento de qualquer pé de couve é bem parecido com o registrado na casa de José. “Normal de se ver em cultivos comerciais, mas em cultivos caseiros tem que se tomar alguns cuidados com a questão da nutrição da planta e o suporte, colocando-se as estacas para que a planta não venha a tombar e quebrar. Então a gente tem que parabenizar o proprietário pelos cuidados que ele teve com a planta”, explicou Aroldo Oliveira.

Com informação da TV Gazeta.

 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site, e nos reservamos o direito de excluir. Não serão aceitos comentários que envolvam crimes de calúnia, ofensa, falsidade ideológica, multiplicidade de nomes para um mesmo IP ou invasão de privacidade pessoal / familiar a qualquer pessoa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Confira mais Notícias

Geral

Ministério Público solicita prorrogação de contratos de 4 mil servidores temporários em Cachoeiro

Geral

Projeto ‘Aprendendo com a chuva’ conclui ciclo com jovens da região serrana

Geral

Acidente entre dois carros deixa feridos em Soído de Baixo, Marechal Floriano

Geral

MPF recomenda que Creci do ES deixe de cobrar ‘custos de fiscalização’ de corretores de imóveis sem registro

Geral

1.625 empresas são bloqueadas no ES por falta de contabilista responsável

Geral

Detran alerta para golpe de falsas mensagens de notificação de penalidade enviadas para condutores do ES

Geral

Irmã do prefeito eleito de Cachoeiro, Helle’Nice Ferraço morre aos 88 anos

Geral

CPI ouve testemunhas de crime na Câmara de Marechal do acusado apontado como autor do enforcamento de um cachorro em Araguaia